Serviço gratuito socorre motoristas em rodovias federais de Goiás e DF
Há um ano, os usuários de três rodovias federais em Goiás e Distrito Federal contam com serviço de atendimento gratuito em caso de acidentes ou avarias em veículos. No período de 23 de setembro/08 até o último 29 de julho, o SAU atendeu a 9.771 eventos de diversos tipos nos 421 quilômetros de extensão das rodovias BR-060 (entre Brasília e Goiânia), BR-040 (entre Brasília e Cristalina) e BR-153 (entre Anápolis e Rialma).
A maioria dos atendimentos ficou registrada como ocorrência de pane mecânica. Foram 4.570 eventos deste tipo. Em ordem decrescente, os outros registros foram de pane seca (737), pneus danificados (605) e colisões (570). Mas também houve atendimento para limpeza de pista (545 casos), para socorrer veículos que, descontrolados, saíram da rodovia (430) e para retirada de animais (335).
Na BR-060, uma rodovia duplicada, foram 4.436 atendimentos, sendo a maior parte (3.992) no trecho goiano da rodovia e 444 no Distrito Federal. A BR-153, rodovia com pista simples, teve 3.004 pedidos atendidos. Já a BR-040 teve 2.331 atendimentos, dos quais, 1.646 foram em Goiás e 685 no DF.
O SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário funciona 24 horas e conta com 5 guinchos, 5 veículos utilitários de apoio, 2 veículos de apoio logístico e 3 veículos de supervisão. Para acioná-lo, basta ligar para a central que conta com uma linha telefônica gratuita: 0800-600-6162.
Para implantar o projeto modelo de atendimento nestas rodovias, o DNIT programou investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões por um período de 2 anos. Até agora o valor investido foi de R$ 3,5 milhões. Segundo o Coordenador de Operações Rodoviárias do DNIT, Luiz Cláudio Varejão, a idéia é levar o serviço a outras rodovias, num futuro próximo.
No meio do caminho, o SAU
O funcionário público Gerson de Souza Filho, de 50 anos de idade, é um dos usuários atendidos. Morador do Distrito Federal, ele conta que seguia para uma fazenda no município de Rialma/GO. “Foi uma viagem repentina, decidida entre um grupo de amigos. Eu já estava bem depois de Anápolis, na BR-153, quando veio o susto com o pneu furado e os estepes vazios,” comenta.
Gerson conta que chovia muito, mas que para sua sorte, um dos amigos já sabia do serviço gratuito oferecido pelo DNIT e tinha o número do “0800” anotado. “Liguei e a assistência veio em 20 minutos”, completa. O funcionário fez questão de enviar mensagem para a Ouvidoria do DNIT, elogiando a iniciativa que lhe proporcionou o “atendimento excelente”.
Outro motorista, J.C.F, que pediu para ser identificado apenas pelas iniciais, teve uma pane seca na BR-060, no mês junho. “Estava no meio do caminho entre Brasília e Goiânia quando acabou o combustível. No acostamento, notei uma placa do SAU. Liguei meio desconfiado e me surpreendi com a presteza e rapidez do serviço,” disse.