Hyundai vai investir R$ 1,2 bi em Goiás
Recursos serão aplicados na produção do utilitário Tucson em Anápolis. Medida vai gerar 1.450 postos de trabalho
A gigante Hyundai vai investir R$ 1,2 bilhão, com geração total de 1.450 empregos formais, para a produção do utilitário esportivo Tucson na indústria de Anápolis. A montadora já vai começar o processo de seleção do novo quadro de funcionários na segunda-feira (10). Meta é ampliar capacidade de montagem para 100 mil unidades até 2011. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do grupo Caoa, que representa a marca no Brasil, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
Os recursos começarão a ser aplicados entre o final deste ano e 2011. Serão divididos em R$ 400 milhões em logística, R$ 400 milhões para a produção de 60 mil unidades por ano e outros R$ 400 milhões para ampliação da capacidade de montagem para até 100 mil veículos. “A maior parte da produção será consumida no País. O excedente será exportado. Já vamos investir no aumento da produção pensando na exportação”, afirmou Oliveira Andrade.
A fábrica em Anápolis possui mais de 150 metros quadrados de área construída. De acordo com o presidente da Caoa, o parque industrial em Goiás está apto e totalmente robotizado, pronto para produzir o Tucson, que será lançado em dezembro. Este modelo deixou de ser produzido na Coreia do Sul e será fabricado exclusivamente no Brasil.
“O Tucson é um carro muito bem adaptado para o Brasil. Atualmente, vendemos uma média de três mil unidades por mês. É um veículo muito bem aceito”, avaliou o executivo. Com a expansão, a Caoa deve exportar o modelo para países da América Latina e da África. “Estamos contratando funcionários para lançarmos o novo Tucson, o Tucson nacional. Ele está saindo de linha na Coreia. Entra no mercado brasileiro com crescimento de vendas. Todos os distribuidores estão ansiosos por esse carro”, avalia.
Andrade ressalta que o projeto de investimento surgiu depois que o modelo importado alcançou média de vendas de três mil unidades por mês.
No encontro, Lula manifestou interesse do governo em incentivar a produção de veículos utilitários rurais, segundo Andrade. O presidente quer possibilitar que pequenos produtores possam comprar “caminhõezinhos”. No mês passado, Lula anunciou linha de financiamento de tratores para a agricultura familiar.
Oportunidade
Dos 1.450 empregos gerados, 950 serão de contratação imediata. Os demais serão gerados a partir da necessidade de se atualizar a logística de montagem do utilitário esportivo. O quadro de empregados passará dos atuais 650 para 1.450 funcionários.
Interessados deverão procurar o Ginásio de Esportes do Senai, em Anápolis, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. São oferecidas oportunidades para diferentes áreas, desde lanternagem, almoxarife até pintura.
Segundo a assessoria da Caoa, os postos de trabalho requerem ensino fundamental e médio, com ou sem experiência prática no setor automobilístico. O salário médio é de R$ 800. A indústria funciona em dois turnos: diurno (das 7 às 17 horas) e noturno (das 22 às 7 horas). Após selecionado o currículo, candidato passará por uma entrevista com recrutadores da Caoa. A segunda etapa será uma prova na fábrica. O selecionado passará por treinamentos oferecidos pelo Senai.
Diretor do Senai de Anápolis, Francisco Costa afirma que a empresa possui preferência por candidatos que já possuem cursos na área industrial. Estarão recebendo currículos até sexta-feira. Segundo ele, os cargos deverão ser anunciados ainda neste fim de semana.
A indústria da Hyundai em Anápolis produz atualmente o caminhão HR, veículo urbano de carga com motor diesel. A capacidade de produção é de 2 mil veículos por mês. É considerada atualmente a única montadora do ramo com 100% de capital nacional.
Suzuki indica unidade certa em Catalão
A primeira unidade da Suzuki fora do Japão parece já ter local definido. Após uma verdadeira novela, Catalão finalmente sente as movimentações para a instalação da montadora na cidade. Incorporada à MMC, representante da Mitsubishi no Brasil, a montadora está com novo fôlego após crise econômica, que teria interrompido o processo de investimento para a nova fábrica.
A Suzuki ainda não anunciou a escolha por Catalão. Porém, moradores da cidade já assistem à chegada de modelos do Japão para serem adaptados ao mercado brasileiro na fábrica goiana da Mitsubishi. “Não é segredo para ninguém”, explica uma fonte que prefere não se identificar. O anúncio oficial da nova indústria é previsto para meados de 2010 e deve gerar cerca de três mil empregos diretos.
A novela sobre a ida da Suzuki em Catalão já dura mais de três anos. A montadora solicitou à prefeitura da cidade e ao governo de Goiás uma série de medidas como 20 alqueires de chão, maior demanda de energia elétrica no município e a ampliação do aeroporto local para receber aerovias de porte médio, entre outras.
Vagas de emprego
Quantidade de vagas: 950 de imediato, 500 para logística
Requisitos: ensino médio e fundamental, de preferência com cursos na área industrial
Onde se inscrever: Ginásio de Esportes do Senai (Rua Roberto Mange, nº 239, Bairro Jundiaí – entrada pela Avenida JK)
Período das inscrições: 10 a 14 de agosto, em horário comercial
Média salarial: R$ 800
Áreas: montagem, lanternagem, almoxarifado etc.
Diário da Manhã
Os recursos começarão a ser aplicados entre o final deste ano e 2011. Serão divididos em R$ 400 milhões em logística, R$ 400 milhões para a produção de 60 mil unidades por ano e outros R$ 400 milhões para ampliação da capacidade de montagem para até 100 mil veículos. “A maior parte da produção será consumida no País. O excedente será exportado. Já vamos investir no aumento da produção pensando na exportação”, afirmou Oliveira Andrade.
A fábrica em Anápolis possui mais de 150 metros quadrados de área construída. De acordo com o presidente da Caoa, o parque industrial em Goiás está apto e totalmente robotizado, pronto para produzir o Tucson, que será lançado em dezembro. Este modelo deixou de ser produzido na Coreia do Sul e será fabricado exclusivamente no Brasil.
“O Tucson é um carro muito bem adaptado para o Brasil. Atualmente, vendemos uma média de três mil unidades por mês. É um veículo muito bem aceito”, avaliou o executivo. Com a expansão, a Caoa deve exportar o modelo para países da América Latina e da África. “Estamos contratando funcionários para lançarmos o novo Tucson, o Tucson nacional. Ele está saindo de linha na Coreia. Entra no mercado brasileiro com crescimento de vendas. Todos os distribuidores estão ansiosos por esse carro”, avalia.
Andrade ressalta que o projeto de investimento surgiu depois que o modelo importado alcançou média de vendas de três mil unidades por mês.
No encontro, Lula manifestou interesse do governo em incentivar a produção de veículos utilitários rurais, segundo Andrade. O presidente quer possibilitar que pequenos produtores possam comprar “caminhõezinhos”. No mês passado, Lula anunciou linha de financiamento de tratores para a agricultura familiar.
Oportunidade
Dos 1.450 empregos gerados, 950 serão de contratação imediata. Os demais serão gerados a partir da necessidade de se atualizar a logística de montagem do utilitário esportivo. O quadro de empregados passará dos atuais 650 para 1.450 funcionários.
Interessados deverão procurar o Ginásio de Esportes do Senai, em Anápolis, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. São oferecidas oportunidades para diferentes áreas, desde lanternagem, almoxarife até pintura.
Segundo a assessoria da Caoa, os postos de trabalho requerem ensino fundamental e médio, com ou sem experiência prática no setor automobilístico. O salário médio é de R$ 800. A indústria funciona em dois turnos: diurno (das 7 às 17 horas) e noturno (das 22 às 7 horas). Após selecionado o currículo, candidato passará por uma entrevista com recrutadores da Caoa. A segunda etapa será uma prova na fábrica. O selecionado passará por treinamentos oferecidos pelo Senai.
Diretor do Senai de Anápolis, Francisco Costa afirma que a empresa possui preferência por candidatos que já possuem cursos na área industrial. Estarão recebendo currículos até sexta-feira. Segundo ele, os cargos deverão ser anunciados ainda neste fim de semana.
A indústria da Hyundai em Anápolis produz atualmente o caminhão HR, veículo urbano de carga com motor diesel. A capacidade de produção é de 2 mil veículos por mês. É considerada atualmente a única montadora do ramo com 100% de capital nacional.
Suzuki indica unidade certa em Catalão
A primeira unidade da Suzuki fora do Japão parece já ter local definido. Após uma verdadeira novela, Catalão finalmente sente as movimentações para a instalação da montadora na cidade. Incorporada à MMC, representante da Mitsubishi no Brasil, a montadora está com novo fôlego após crise econômica, que teria interrompido o processo de investimento para a nova fábrica.
A Suzuki ainda não anunciou a escolha por Catalão. Porém, moradores da cidade já assistem à chegada de modelos do Japão para serem adaptados ao mercado brasileiro na fábrica goiana da Mitsubishi. “Não é segredo para ninguém”, explica uma fonte que prefere não se identificar. O anúncio oficial da nova indústria é previsto para meados de 2010 e deve gerar cerca de três mil empregos diretos.
A novela sobre a ida da Suzuki em Catalão já dura mais de três anos. A montadora solicitou à prefeitura da cidade e ao governo de Goiás uma série de medidas como 20 alqueires de chão, maior demanda de energia elétrica no município e a ampliação do aeroporto local para receber aerovias de porte médio, entre outras.
Vagas de emprego
Quantidade de vagas: 950 de imediato, 500 para logística
Requisitos: ensino médio e fundamental, de preferência com cursos na área industrial
Onde se inscrever: Ginásio de Esportes do Senai (Rua Roberto Mange, nº 239, Bairro Jundiaí – entrada pela Avenida JK)
Período das inscrições: 10 a 14 de agosto, em horário comercial
Média salarial: R$ 800
Áreas: montagem, lanternagem, almoxarifado etc.
Diário da Manhã