Goiânia é a primeira cidade da América do Sul a Testar Blitz Inteligente

11:14 0 Comments A+ a-


Goiânia ganha blitz inteligente. A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-GO) compra equipamento eletrônico que faz leitura das placas do veículo em tempo real e possibilita abordagem mais correta dos policiais.

O Autor Detector lê 54 placas por minuto (três mil em uma hora) e identifica irregularidades no veículo como roubo, furto ou e so mesmo está com tributos atrasados como IPVA . O aparelho de produção italiana custou R$ 22 mil aos cofres da SSP. O primeiro equipamento a ser utilizado na América do Sul foi apresentado ontem pela manhã e ficará em teste de eficiência por 30 dias na Capital. A intenção é que, por meio de licitação, sejam comprados até o final do ano mais 63 equipamentos pelo Fundo Nacional de Segurança Pública.

O Autor Detector já é utilizado pelas polícias dos Estados Unidos em 50 Estados dos 51, e também em toda a Europa ocidental, como Suíça, França, Espanha e Itália. O secretário da SSP, Ernesto Roller, explica que o equipamento possibilita maior eficácia na prevenção e combate aos mais variados delitos, reduzindo a necessidade de abordagens a veículos e facilitando o trabalho da polícia. “Daqui para frente a abordagem do policial será mais qualificada e diferenciada, pois o militar terá condição certa do tipo de situação que está trabalhando.”

O aparelho - uma espécie de duas caixas de som com duas câmaras embutidas - fica ligado de forma on-line ao sistema de segurança da SSP. O Autor Detector faz parte da linha de produtos de tecnologia de Equimentos de Inteligência Artificial - OCL, que são aparelhos que produzem consulta em tempo real. À medida que os veículos passam, é feita a identificação algarítmica das placas. Se houver alguma irregularidade, as caixas emitem um alarme.

Os dados são instantaneamente enviados à central da SSP, onde se faz a conferência das informações suspeitas com o banco de dados das delegacias. Em menos de um minuto o policial tem em mãos a identificação veicular. No próximos meses o Autor Detector também estará ligado ao sistema de fiscalização eletrônica do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran).