Aruanã aguarda 30 mil turistas por dia durante festival de música
A cidade de Aruanã, a 312 quilômetros de Goiânia, espera cerca de 30 mil turistas por dia durante o Aruanã EmCanto – O Festival de Música do Araguaia, que começa no próximo dia 30 e segue até 3 de maio com uma programação musical diversificada: música clássica, MPB, rock e sertanejo. A primeira edição do evento foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira, dia 22, durante solenidade no Palácio das Esmeraldas, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem (foto), que fará a abertura do festival, e a presença do governador Marconi Perillo, do presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, e do prefeito de Aruanã, Paulo Valério da Silva.
O governador Marconi Perillo destacou que vai continuar trabalhando para consolidar “essa boa ideia” que é o Aruanã EmCanto. “Aruanã é uma das cidades mais encantadoras do Estado e uma das mais bem cuidadas. Eu peguei no pé da minha equipe para que realizássemos esse festival. Que o Aruanã EmCanto prossiga por muitos e muitos anos, assim como o Fica, o Festival Gastronômico de Goiás, o Canto da Primavera de Pirenópolis e o TeNpo de Porangatu, entre outros.”
O presidente da Goiás Turismo salientou a importância do Prêmio Minha Arte EmCanto, que está selecionando novos talentos para abrir os shows principais do festival. Os artistas se inscreveram, foram selecionados e o público está votando pelo site nos seus preferidos. A votação termina nesta terça e já foram contabilizados mais de 80 mil votos populares de 15 países diferentes. O resultado da seleção será divulgado nesta quarta-feira, dia 23. “O Aruanã EmCanto nasceu com a ideia de divulgar o Vale do Araguaia através de sua beleza e de sua música. É um projeto muito bonito que está abrindo espaço para novos talentos. Estamos tendo uma votação muito expressiva e uma forte movimentação em torno dos artistas que foram selecionados.” Leandro Garcia afirma que o festival vem para divulgar a região. “Um dos principais objetivos do trabalho da Goiás Turismo está sendo fazer o goiano conhecer Goiás. Nós temos várias potencialidades dentro do Estado e estamos criando situações, a exemplo dosfestivais gastronômicos e do Circuito Celebrar, para potencializar o turismo doméstico.”
Para o prefeito de Aruanã, as expectativas são as melhores possíveis nesta primeira edição do Aruanã EmCanto. “Nós acreditamos em todo o trabalho feito pelo governo estadual e pela Goiás Turismo. Aruanã é uma cidade que tem muita energia e está pronta para receber todos que escolherem a cidade para visitar ou morar. Melhoramos toda a estrutura na área da saúde, do transporte e da segurança pública. Este festival vai fomentar o turismo e dar oportunidade aos nossos artistas.” Paulo Valério da Silva destacou ainda os benefícios levados pelo Governo de Goiás que estão contribuindo com o desenvolvimento da cidade. “Hoje, todas as nossas estradas estão pavimentadas e em ótimas condições; o aeródromo foi reformado e ampliado, de modo que podemos receber aeronaves de até 64 passageiros; a GO-173, que dá acesso a Britânia, está sendo construída; o fornecimento de água tratada atinge 100% da população e o esgotamento sanitário está sendo universalizado; a ponte que liga nossa região ao Estado de Mato Grosso está sendo construída; sem falar nas escolas de tempo integral para nossos jovens.”
Dupla Victor e Léo é uma das atrações do festival
O festival
A Orquestra Jovem de Goiás se apresenta na abertura, dia 30 de abril. A dupla Victor e Léo sobe ao palco no dia 1º de maio. No dia 2 de maio, é a vez da cantora Maria Rita. E, no dia 3, a banda O Rappa fecha a programação. Entre as atrações regionais, o festival traz para o público shows de Marcelo Barra, Grace Carvalho, Roberto Corrêa, Mr.Gyn e Almir Pessoa. A participação nos shows é gratuita.
Acesso à cidade
Roteiro a partir de Goiânia: Pegar a GO-070, no sentido Goianira e passar por Itauçu e Itaberaí, chegando a Goiás. Em Goiás, continuar na GO-164, passando por Faina e Araguapaz. De Araguapaz, pegar a rodovia GO-530 até Aruanã. Situação dos trechos em rodovias estaduais: Goiânia/Inhumas: Bom; Inhumas/Itauçu: Bom, em duplicação; Itauçu/Itaberaí: Bom, em duplicação; Itaberaí/Goiás: Bom, reconstruído; Goiás/Faina: Bom, reconstruído; Faina/Araguapaz: Bom, reconstruído; Araguapaz/Aruanã: Bom, reconstruído.
Fonte: Portal do Servidor