VLT será implantado no Eixo Anhanguera

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O governador Marconi Perillo conclamou os membros da Câmara Deliberativa de Transportes da Região Metropolitana de Goiânia – CDTC a concentrar esforços na aprovação de apenas dois projetos para obtenção de recursos do PAC da Mobilidade. Um seria o do VLP – Veículo Leve sobre Pneus (corredor Norte-Sul), sob responsabilidade da prefeitura; e o outro o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, a ser implantado pelo Estado, que pode custar até R$ 800 milhões. O projeto para o VLT prevê seu funcionamento para o trecho de Trindade a Senador Canedo.

O governador falou sobre o VLT durante a posse do secretário da Região Metropolitana Jânio Darrot, na presidência da CDTC (leia mais). Inicialmente, segundo o presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, o projeto vai atingir a extensão do Eixo Anhanguera entre o Padre Pelágio e o terminal do Novo Mundo, numa extensão de aproximadamente 14 quilômetros. O VLT terá capacidade para transporte cerca de 250 passageiros por conjunto, podendo chegar até 300 pessoas. Maranhão explica que este tipo de transporte é uma adaptação dos antigos bondes, com uma tecnologia mais moderna.

Para implantar o sistema em Goiânia será preciso fazer adaptações em toda a extensão do Eixo. “As estações e os terminais serão modificados para ter a tecnologia de acolhimento do metrô,” explicou Carlos Maranhão. O presidente da Metrobus disse que a previsão é de que o VLT fique pronto em até três anos, entre concepção do projeto, engenharia, licitações e execução das obras.

Os recursos do PAC da Mobilidade, que somam R$ 400 milhões, não serão suficientes para as obras deste modal. “Mas será um grande passo. A proposta do Governo não é fazer sozinho nem exclusivamente com recursos federais. A intenção é ir somando estes recursos mais, especialmente, recursos da iniciativa privada numa parceria público privada – PPP. Com estes três parceiros vai ser possível completar esta equação financeira”, adianta Maranhão.

Fonte: Goiás Agora

8 comentários

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Anônimo
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25 de fevereiro de 2011 às 12:25 delete

Eu como goiano e goianiense do pé rachado, só acedito nisso no dia em que o primeiro VLT fizer a primeira viajem. ( nã oduvido que saia e vire que nem o aeroporto...)

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Anônimo
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25 de fevereiro de 2011 às 16:42 delete

concordo plenamente isso ai nunca vai sair do papel

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Anônimo
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25 de fevereiro de 2011 às 17:00 delete

e o aeroporto até hj
¬¬'

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Anônimo
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26 de fevereiro de 2011 às 20:52 delete

daqui uns 12 a 13 anos!

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Anônimo
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4 de março de 2011 às 22:51 delete

A gente até consegue imaginar o VLT rodando, mas quando lembra que aqui é Brasil, o sonho cai por terra!

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Anônimo
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11 de março de 2011 às 11:55 delete

Pode ser bom por causa dos beneficios , e ruim pela conclusão deste

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Anônimo
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12 de abril de 2011 às 09:30 delete

tem q sonhar para um dia realizar GOIANIA MERECE.

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Falatório
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1 de novembro de 2011 às 12:53 delete

O VLT não tem muita diferença para os ônibus biarticulados que já temos!seria mais interessante a implantação de um corredor norte-sul e manter o eixo anhanguera que esta proximo do ideal!!!

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