Goiás é 7º em número de empresas formalizadas

09:39 0 Comments A+ a-



An­dré Pas­sos

Com 26% da me­ta de tra­ba­lha­do­res in­for­mais re­gis­tra­dos no pro­gra­ma Mi­cro Em­pre­en­de­dor In­di­vi­dual (MEI), Go­i­ás ocu­pa a se­gun­da po­si­ção en­tre os Es­ta­dos com mai­or per­cen­tu­al de ade­sões, atrás ape­nas do Ma­to Gros­so. Em nú­me­ro de for­ma­li­za­ções, o Es­ta­do de­tém a sé­ti­ma po­si­ção no Pa­ís, mes­mo ten­do ade­ri­do ao pro­gra­ma um ano após o lan­ça­men­to em ou­tros seis. Nes­te pe­rí­o­do, os em­pre­en­de­do­res go­i­a­nos con­fir­mam os bons re­sul­ta­dos do pro­gra­ma.

Ao to­do, já são 34.598 for­ma­li­za­ções de apro­xi­ma­da­men­te 133 mil pre­vis­tas. So­men­te de ja­nei­ro até o dia 7 des­te mês, 3,6 mil pes­so­as já se ins­cre­ve­ram no MEI, o que sig­ni­fi­cou uma mé­dia de 514 ade­sões por dia. O nú­me­ro é qua­se 30% do to­tal do Pa­ís, que so­mou a ade­são de 12,2 mil em­pre­en­de­do­res à no­va mo­da­li­da­de ju­rí­di­ca, em igual pe­rí­o­do.

Ape­sar de ain­da per­sis­tir o re­ceio de par­te de al­guns tra­ba­lha­do­res in­for­mais, quem já ade­riu ao MEI apro­va os be­ne­fí­ci­os. Mar­ce­lo Ra­mos das Cha­gas, de 32 anos, pres­ta ser­vi­ços par­ti­cu­la­res de ins­ta­la­ção de sis­te­mas de se­gu­ran­ça há uma dé­ca­da. Há me­nos de 12 mes­es, tor­nou-se um mi­cro­em­pre­en­de­dor in­di­vi­dual. Ele con­ta que, an­tes, fi­ca­va por vá­rios di­as sem tra­ba­lhar, por fal­ta de con­di­ções de emi­tir no­tas fis­cais de ser­vi­ços ou equi­pa­men­tos. “Fal­ta­va con­fi­an­ça dos cli­en­tes, que ti­nham re­ceio so­bre mi­nha ido­ne­i­da­de e aca­ba­vam dis­pen­san­do o ser­vi­ço”, lem­bra Cha­gas.

Des­de maio do ano pas­sa­do, quan­do se ins­cre­veu no pro­gra­ma, ele não fi­ca mais pa­ra­do e os ne­gó­ci­os es­tão ren­den­do ca­da vez mais. “To­do dia tem ser­vi­ço. Ti­ve de con­tra­tar um fun­cio­ná­rio e do­brei a quan­ti­da­de de cli­en­tes”, diz.

DA­DOS na­ci­o­nais
No Bra­sil, a po­pu­la­ção po­bre re­pre­sen­ta qua­se 55% do to­tal de de­sem­pre­ga­dos, ou se­ja, al­go em tor­no de 8,8 mil pes­so­as no pa­ís, se­gun­do o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE), em da­dos di­vul­ga­dos es­te mês. Com tan­ta gen­te de­so­cu­pa­da cres­ce o nú­me­ro de pes­so­as que par­tem pa­ra o tra­ba­lho in­for­mal.

Em Go­i­ás, o to­tal de tra­ba­lha­do­res in­for­mais gi­ram em tor­no de 350 mil pes­so­as, se­gun­do o Ser­vi­ço Bra­si­lei­ro de Apoio às Mi­cro e Pe­que­nas Em­pre­sas (Se­brae). As­sim co­mo Cha­gas ou­tras pes­so­as têm pro­cu­ra­do se for­ma­li­zar e, os pou­cos al­te­ra­do es­sa re­a­li­da­de no Es­ta­do.

Fonte: Jornal O Hoje