Marconi busca verba para o transporte

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O go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB) pre­ten­de tra­zer pa­ra Go­i­â­nia o Ve­í­cu­lo Le­ve So­bre Tri­lhos (VLT), mo­da­li­da­de que tran­spor­ta pas­sa­gei­ros em va­gões mais ex­ten­sos e sob tri­lhos mag­ne­ti­za­dos. A pro­pos­ta do go­ver­no é uti­li­zar o sis­te­ma no Ei­xo Anhan­gue­ra.

Mar­co­ni e o se­cre­tá­rio Jâ­nio Dar­rot, que acu­mu­la as pas­tas de Ci­da­des e de De­sen­vol­vi­men­to da Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na de Go­i­â­nia, par­ti­ci­pa­ram na ma­nhã de on­tem, no Sa­lão Oes­te do Pa­lá­cio do Pla­nal­to, de re­u­ni­ão do Pro­gra­ma de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to (PAC) da Mo­bi­li­da­de Ur­ba­na, com aber­tu­ra fei­ta pe­la pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff. O PAC da Mo­bi­li­da­de pre­vê em­prés­ti­mos de R$ 430 mi­lhões pa­ra ci­da­des do por­te da ca­pi­tal go­i­a­na.

Se­gun­do in­for­ma­ções do Mi­nis­té­rio do Pla­ne­ja­men­to, se­rão in­ves­ti­dos R$ 18 bi­lhões (sen­do R$ 12 bi­lhões por meio de fi­nan­cia­men­tos) pa­ra me­lho­rar a in­fra­es­tru­tu­ra de tran­spor­te pú­bli­co nas 24 mai­o­res ci­da­des bra­si­lei­ras. O en­con­tro, que re­u­niu mais de 200 au­to­ri­da­des en­tre pre­fei­tos, go­ver­na­do­res e mi­nis­tros, além de téc­ni­cos, pre­ce­deu as re­u­ni­ões téc­ni­cas, já que ho­je tem iní­cio a se­le­ção de pro­je­tos pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to, por exem­plo, de li­nhas de me­trô, trens ur­ba­nos e VLTs, além de cor­re­do­res ex­clu­si­vos pa­ra ôni­bus. O se­cre­tá­rio Jâ­nio Dar­rot fi­cou no Dis­tri­to Fe­de­ral pa­ra dis­cu­tir os pro­je­tos go­i­a­nos que de­ve­rão con­tem­plar tam­bém o tran­spor­te de pas­sa­gei­ros no En­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral.

Os 24 mu­ni­cí­pios a se­rem be­ne­fi­ci­a­dos pe­lo PAC Mo­bi­li­da­de fo­ram di­vi­di­dos em três gru­pos. O pri­mei­ro é for­ma­do por no­ve ca­pi­tais de re­gi­ões me­tro­po­li­ta­nas com mais de 3 mi­lhões de ha­bi­tan­tes: São Pau­lo, Rio de Ja­nei­ro, Be­lo Ho­ri­zon­te, Por­to Ale­gre, Bra­sí­lia, Re­ci­fe, For­ta­le­za, Sal­va­dor e Cu­ri­ti­ba. Ca­da ci­da­de nes­se gru­po po­de­rá apre­sen­tar até qua­tro pro­pos­tas, res­pei­tan­do o li­mi­te de R$ 2,4 bi­lhões.

O se­gun­do gru­po in­clui seis ci­da­des com po­pu­la­ção en­tre 1 mi­lhão e 3 mi­lhões de ha­bi­tan­tes: Ma­naus, Be­lém, Go­i­â­nia, Gua­ru­lhos, Cam­pi­nas e São Lu­ís. Eles po­de­rão su­ge­rir até três pro­je­tos, num to­tal de R$ 430 mi­lhões.

O ter­cei­ro gru­po é vol­ta­do pa­ra ci­da­des de 700 mil a 1 mi­lhão de ha­bi­tan­tes e en­glo­ba mais no­ve ci­da­des: Ma­ceió, Te­re­si­na, Na­tal, Cam­po Gran­de, Jo­ão Pes­soa, São Gon­ça­lo, Du­que de Ca­xi­as, No­va Igua­çu e São Ber­nar­do do Cam­po. Es­ses mu­ni­cí­pios só po­de­rão apre­sen­tar dois pro­je­tos, que não ul­tra­pas­sem R$ 280 mi­lhões.

Fonte: Jornal O Hoje

1 comentários:

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Anônimo
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18 de fevereiro de 2011 às 17:09 delete

Há pelo menos uns 20 anos que prometem transporte de massa em Goiania.... e nada. Que tal carros de boi ligando a Pça Cívica a Campinas???? Chega de promessas. E será que vão acabar com o monopólio das empresas de transporte público???? Comparando, no Rio de Janeiro há onibus coletivo normal(sem tarifa diferenciada) com ar condicionado.

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