Iniciada obra de Reurbanização
A Prefeitura de Goiânia iniciou ontem pela manhã a obra de reurbanização da Alameda Ricardo Paranhos, no setor Marista. Funcionários da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) começaram a retirar as gramas dos canteiros centrais e árvores consideradas inapropriadas para o local. A obra deve colocar fim à disputa por espaço entre motoristas e atletas na avenida, principalmente nos horários de pico. O jornal O HOJE, inclusive, já fez matérias sobre o assunto. A pista, inclusive, era utilizada por academias da região para promoção de corridas.
O projeto, que será realizado por meio de parceria público-privada, conhecida como PPP, custará aproximadamente R$ 700 mil e deve ser concluído em um mês. O prefeito Paulo Garcia e o presidente da Comurg, Luciano de Castro, lançaram ontem a obra em uma tenda montada na própria avenida.
No projeto estão previstas a construção de uma pista especial para corrida, com o objetivo de estimular o hábito já consolidado na comunidade, além de pontos de apoio como bebedouros, vestiários, e uma academia a céu aberto. A pista de corrida terá quase dois quilômetros de extensão, partindo da Alameda, até a rotatória da Avenida Coronel Eugênio Jardim.
Dentre suas características, está a implantação de duas faixas unidirecionais, construídas com asfalto ecológico (sendo 20% de pó de pneu usado); utilizados, por exemplo, em algumas pistas da cidade do Rio de Janeiro.
A obra seguirá a mesma linha de reurbanização realizada na Avenida Goiás, no Centro, na Avenida Circular, no Setor Pedro Ludovico, e nas alamedas Eugênio Jardim e Coronel Joaquim Bastos, ambas no Setor Marista.
De acordo com Luciano, a obra será realizada por etapas com o intuito de não provocar grandes alterações no trânsito. Agentes da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMT) estarão no local para orientar os condutores. Além disso, a Comurg acredita que durante a execução do projeto, o local ficará interditado para os desportistas que utilizam o local para correr.
Duas construtoras, a Opus Inteligência Construtiva e a TCI Inpar, arcarão com os custos em conjunto com a Prefeitura. O projeto foi elaborado pela Opus, a partir de Estudo Conceitual Avaliativo, que considerou as necessidades das pessoas e moradores que frequentam o local e há muito tempo reivindicavam a construção de pista de corrida.
Benefícios
Moradora há sete anos de uma rua próxima à Ricardo Paranhos, a comerciante Manuela Junqueira Silva, 35 anos, comemora o início das obras. “Corro na alameda há pelo menos um ano e meio e confesso que muitas vezes fico com receio dos motoristas se distraírem e avançarem no local de corrida. Com a construção dessa nova pista eu vou me sentir mais segura.” Além disso, Manuela avalia que o local ficará mais valorizado e se tornará até mesmo uma atração turística. (Marina Dutra)
Fonte: Jornal O Hoje