Iniciada obra de Reurbanização

00:58 0 Comments A+ a-

A Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia ini­ciou on­tem pe­la ma­nhã a obra de reur­ba­ni­za­ção da Ala­me­da Ri­car­do Pa­ra­nhos, no se­tor Ma­ris­ta. Fun­cio­ná­rios da Com­pa­nhia de Ur­ba­ni­za­ção de Go­i­â­nia (Co­murg) co­me­ça­ram a re­ti­rar as gra­mas dos can­tei­ros cen­tra­is e ár­vo­res con­si­de­ra­das ina­pro­pria­das pa­ra o lo­cal. A obra de­ve co­lo­car fim à dis­pu­ta por es­pa­ço en­tre mo­to­ris­tas e at­le­tas na ave­ni­da, prin­ci­pal­men­te nos ho­rá­rios de pi­co. O jor­nal O HO­JE, in­clu­si­ve, já fez ma­té­rias sobre o assunto. A pis­ta, in­clu­si­ve, era uti­li­za­da por aca­de­mi­as da re­gi­ão pa­ra pro­mo­ção de cor­ri­das.

O pro­je­to, que se­rá re­a­li­za­do por meio de par­ce­ria pú­bli­co-pri­va­da, co­nhe­ci­da co­mo PPP, cus­ta­rá apro­xi­ma­da­men­te R$ 700 mil e de­ve ser con­cluí­do em um mês. O pre­fei­to Pau­lo Gar­cia e o pre­si­den­te da Co­murg, Lu­ci­a­no de Cas­tro, lan­ça­ram on­tem a obra em uma ten­da mon­ta­da na pró­pria ave­ni­da.

No pro­je­to es­tão pre­vis­tas a cons­tru­ção de uma pis­ta es­pe­ci­al pa­ra cor­ri­da, com o ob­je­ti­vo de es­ti­mu­lar o há­bi­to já con­so­li­da­do na co­mu­ni­da­de, além de pon­tos de apoio co­mo be­be­dou­ros, ves­ti­á­rios, e uma aca­de­mia a céu aber­to. A pis­ta de cor­ri­da te­rá qua­se dois qui­lô­me­tros de ex­ten­são, par­tin­do da Ala­me­da, até a ro­ta­tó­ria da Ave­ni­da Co­ro­nel Eu­gê­nio Jar­dim.

Den­tre su­as ca­rac­te­rís­ti­cas, es­tá a im­plan­ta­ção de du­as fai­xas uni­di­re­cio­nais, cons­tru­í­das com as­fal­to eco­ló­gi­co (sen­do 20% de pó de pneu usa­do); uti­li­za­dos, por exem­plo, em al­gu­mas pis­tas da ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro.

A obra se­gui­rá a mes­ma li­nha de reur­ba­ni­za­ção re­a­li­za­da na Ave­ni­da Go­i­ás, no Cen­tro, na Ave­ni­da Cir­cu­lar, no Se­tor Pe­dro Lu­do­vi­co, e nas ala­me­das Eu­gê­nio Jar­dim e Co­ro­nel Jo­a­quim Bas­tos, am­bas no Se­tor Ma­ris­ta.

De acor­do com Lu­ci­a­no, a obra se­rá re­a­li­za­da por eta­pas com o in­tui­to de não pro­vo­car gran­des al­te­ra­ções no trân­si­to. Agen­tes da Agên­cia Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to e Tran­spor­te (AMT) es­ta­rão no lo­cal pa­ra ori­en­tar os con­du­to­res. Além dis­so, a Co­murg acre­di­ta que du­ran­te a exe­cu­ção do pro­je­to, o lo­cal fi­ca­rá in­ter­di­ta­do pa­ra os des­por­tis­tas que uti­li­zam o lo­cal pa­ra cor­rer.

Du­as cons­tru­to­ras, a Opus In­te­li­gên­cia Cons­tru­ti­va e a TCI In­par, ar­ca­rão com os cus­tos em con­jun­to com a Pre­fei­tu­ra. O pro­je­to foi ela­bo­ra­do pe­la Opus, a par­tir de Es­tu­do Con­cei­tu­al Ava­li­a­ti­vo, que con­si­de­rou as ne­ces­si­da­des das pes­so­as e mo­ra­do­res que fre­quen­tam o lo­cal e há mui­to tem­po rei­vin­di­ca­vam a cons­tru­ção de pis­ta de cor­ri­da.

Be­ne­fí­ci­os
Mo­ra­do­ra há se­te anos de uma rua pró­xi­ma à Ri­car­do Pa­ra­nhos, a co­mer­cian­te Ma­nu­e­la Jun­quei­ra Sil­va, 35 anos, co­me­mo­ra o iní­cio das obras. “Cor­ro na ala­me­da há pe­lo me­nos um ano e meio e con­fes­so que mui­tas ve­zes fi­co com re­ceio dos mo­to­ris­tas se dis­tra­í­rem e avan­ça­rem no lo­cal de cor­ri­da. Com a cons­tru­ção des­sa no­va pis­ta eu vou me sen­tir mais se­gu­ra.” Além dis­so, Ma­nu­e­la ava­lia que o lo­cal fi­ca­rá mais va­lo­ri­za­do e se tor­na­rá até mes­mo uma atra­ção tu­rís­ti­ca. (Ma­ri­na Du­tra)

Fonte: Jornal O Hoje