Capital ganha mais três Viadutos

01:01 2 Comments A+ a-


Go­i­â­nia re­ce­be­rá mais três vi­a­du­tos nos pró­xi­mos dois anos. Um se­rá na rodovia BR-153 e ou­tros dois na Avenida Pe­ri­me­tral Nor­te. Os no­vos vi­a­du­tos têm co­mo ob­je­ti­vo pro­mo­ver mais flui­dez e se­gu­ran­ça no trân­si­to. O pri­mei­ro vi­a­du­to – sob a BR, nas me­di­a­ções da Celg (Rua 117, no Jar­dim Go­i­ás com o Jar­dim No­vo Mun­do) – li­ga­rá a re­gi­ão les­te com a cen­tral e ajudará a desafogar o viaduto da Avenida Anhanguera com a rodovia. O pro­je­to do vi­a­du­to já es­tá pron­to e foi ela­bo­ra­do pe­lo De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de In­fra­es­tru­tu­ra e Tran­spor­tes (Dnit). A obra se­rá exe­cu­ta­da pe­la Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, por meio de um ter­mo de co­o­pe­ra­ção téc­ni­ca de do­a­ção de obra.

Co­mo o tre­cho é fe­de­ral, o Dnit ce­deu anuên­cia pa­ra a pre­fei­tu­ra re­a­li­zar a obra. A Pre­fei­tu­ra es­ti­ma que ape­nas na obra do vi­a­du­to se­jam in­ves­ti­dos mais de R$ 4 mi­lhões. A ver­ba é re­cur­so pró­prio do te­sou­ro mu­ni­ci­pal. “O va­lor to­tal po­de ser mai­or. Nes­se to­tal não con­si­de­ra a cons­tru­ção das al­ças que li­gam ao vi­a­du­to, que é res­pon­sa­bi­li­da­de de pre­fei­tu­ra”, ex­pli­ca o prefeito Pau­lo Gar­cia. O iní­cio das obras é pre­vis­to ain­da pa­ra es­se ano.

Garcia ex­pli­ca que o ide­al é a ces­são de­fi­ni­ti­va da BR-153 pa­ra o mu­ni­cí­pio, mas es­sa do­a­ção de­pen­de de ou­tras obras mais am­plas. Res­sal­ta que a pis­ta da ro­do­via, des­de o Va­le dos So­nhos, na re­gi­ão Nor­te da Ca­pi­tal, até Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia é um tre­cho em que ocor­rem mui­tos aci­den­tes e até per­da de vi­das. “Há dez di­as, por um pe­di­do da pre­fei­tu­ra, o Dnit si­na­li­zou a ro­do­via e li­mi­tou o tráfego a 80 km/h.”

Pa­ra o pre­si­den­te da Agên­cia Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to (AMT), Mi­guel Ti­a­go, o no­vo vi­a­du­to so­bre a BR irá anu­lar o es­tran­gu­la­men­to exis­ten­te na Ave­ni­da Olin­da, que li­ga o Jar­dim Go­i­ás com o Se­tor Água Bran­ca. “A obra irá de­sa­fo­gar o trân­si­to na re­gi­ão les­te da Ca­pi­tal – Con­jun­to Ri­vei­ra, Aru­a­nã, Al­fa­Vil­le, en­tre ou­tros.”

No­vos pro­je­tos
Os ou­tros no­vos pro­je­tos são na GO-080 ten­do co­mo elo a Ave­ni­da Pe­ri­me­tral Nor­te e no en­con­tro des­sa com a Ave­ni­da Go­i­ás Nor­te. Um dos vi­a­du­tos se­rá nas pro­xi­mi­da­des do su­per­mer­ca­do Ata­ca­dão e o se­gun­do, na GO-070, na sa­í­da pa­ra Ne­ró­po­lis. Pa­ra es­sas no­vas obras o Dnit e a Pre­fei­tu­ra as­si­na­ram ter­mo de jun­ção de co­o­pe­ra­ção téc­ni­ca. O mu­ni­cí­pio é o res­pon­sá­vel pe­lo pro­je­to de am­bos os vi­a­du­tos e a exe­cu­ção fi­ca a car­go do Dnit.

“O gar­ga­lo do Dnit é a ela­bo­ra­ção dos pro­je­tos. Com a as­si­na­tu­ra des­se ter­mo a pre­fei­tu­ra agi­li­za­rá o pro­ces­so”, ex­pli­ca o su­pe­rin­ten­den­te re­gi­o­nal do Dnit, Al­fre­do Sou­bi­he Ne­to. O mu­ni­cí­pio tem 180 di­as pa­ra en­tre­gar o pro­je­to pa­ra que a obra se­ja li­ci­ta­da pe­lo go­ver­no fe­de­ral. “Tra­ba­lha­mos em con­jun­to pa­ra que o pro­je­to es­te­ja nas de­ter­mi­na­ções de exe­cu­ção até o iní­cio de 2012.”

O Dnit es­cla­re­ceu ainda que as obras do vi­a­du­to em fren­te a Age­top se­rá rei­ni­ci­a­do após o pe­rí­o­do chu­vo­so, no mês de abril. Alfredo disse que a obra fi­na­li­za­rá em 30 a 40 di­as após o rei­ní­cio. (Ce­ja­ne Pu­pu­lin)

Fonte: Jornal o Hoje

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
27 de outubro de 2011 às 18:33 delete

Com todo respeito senhor editor, a palavra TRÁFICO não pode substituir a palavra TRÁFEGO, pois o tráfico é uma conduta criminosa e não está liberado em nenhum lugar deste maravilhoso país, independente da velocidade que está trafegando.

veja o trecho: o Dnit si­na­li­zou a ro­do­via e li­mi­tou o trá­fi­co a 80 km/h.

Jamir Luiz dos Santos

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de agosto de 2013 às 18:31 delete

sr..este viaduto br 153 ,selg vai comecar quando mesmo,até agora só palavras, diserão que iria comecar antes do viaduto da perimetral norte

Reply
avatar