Marconi e Juquinha anunciam ''Trem Pequi''
Com o traçado já definido, e com custo estimado em R$ 1 bilhão, o projeto de construção do trem Pequi, entre Goiânia e Brasília, deve sair do papel. Foi o que garantiu ontem o presidente da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Francisco das Neves, o Juquinha, ao governador Marconi Perillo (PSDB).
Da reunião-almoço, no Palácio das Esmeraldas, onde Juquinha fez uma explanação do projeto e sobre as obras da Ferrovia Norte-Sul em solo goiano, participaram auxiliares do governo, políticos da base aliada e deputados de PMDB e PT.
Segundo Juquinha, que encarou o desafio de comandar as obras da Norte-Sul, no momento em que se executava cerca de dez quilômetros de ferrovia no País, construir o trem Pequi será o que considerou “moleza”. “Eu tenho dito, não fique na frente do traçado que o trem vai passar por cima de você. Da mesma forma vou dizer aqui do trem pequi.”
Juquinha informou que aguarda concessão do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para o ramal entre as duas capitais. “Acredito que no mandato do governador Marconi Perillo, ele ainda vai andar nesse trem”, disse. “É uma obra de altíssima importância para nós, goianos, que agora juntos, Valec, o governador Marconi e a presidente Dilma, com toda certeza vamos fazer com que ela saia do papel. Vamos tornar esse sonho realidade”, aposta.
Europa
Marconi lembrou que em 2003 fez um giro pela Europa, na companhia do então governador Joaquim Roriz e de Juquinha, na época deputado federal, em busca de informações para o projeto ferroviário. Disse que, assim como o presidente da Valec, não só sonha com projetos estruturantes para Goiás, mas também atua para materializá-los.
Nessa empreitada, Marconi deve contar com o apoio do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que já se propôs a trabalhar para viabilizar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção do ramal férreo entre Goiânia e Brasília, de cerca de 194 quilômetros, cujos trilhos seriam utilizados também para o transporte de cargas.
Para Marconi, o trem, de média velocidade, será o grande divisor de águas na história do Estado, pela integração definitiva entre as duas capitais. “Esta obra revolucionaria as relações entre Brasília e Goiânia, e possibilitaria a criação de um grande cinturão de desenvolvimento”, disse.
Mesmo não tendo sido promessa de campanha, o governador disse que ficou feliz ao procurar o presidente da ANTT e saber que ele e Juquinha já estavam trabalhando no projeto. “Eu me incorporo a ele (ao projeto) de corpo e alma, com muito interesse, porque, com as obras que estão sendo feitas, e com esse projeto que poderá vir a ser concluído, vamos transformar Goiás no Estado da logística no Brasil”, aposta.
Juquinha anunciou a inauguração do trecho goiano da Norte-Sul para o dia 30 de junho, com a presença da presidente Dilma Rousseff. O trecho de 900 quilômetros, que liga Anápolis ao porto de Itaqui, no Maranhão, deve entrar em operação no segundo semestre deste ano.
De acordo com o presidente da Valec, 1.100 quilômetros de grades dos trilhos da Norte-Sul já foram colocados, de um total de 1.350 quilômetros. Mas não para por aí. Para chegar até o Estado de São Paulo são mais 669 quilômetros, entre Anápolis a Estrela d’Oeste, com previsão de inauguração para o final de 2012.
Juquinha garantiu que a presidente Dilma não vai cortar recursos para obras de construção de rodovias. A equipe econômica do governo anunciou que irá fazer cortes de até R$ 50 bilhões do orçamento da União para este ano. No entanto, programas do PAC não deverão ser atingidos.
Ordem do Mérito
Durante o evento, Marconi homenageou Juquinha, conferindo a ele a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Anhanguera, por considerá-lo “o construtor da Ferrovia Norte-Sul”. “Quero que todos testemunhem o pleito de gratidão de Goiás por Juquinha das Neves, um goiano que nos enche de orgulho. Não teríamos essa obra se não fosse o Juquinha.”
Fonte: Jornal O Hoje
3 comentários
Write comentáriostomara que não seja só mais uma ação a não sair do papel!
ReplyMarconi Perillo e sua base aliada recebem presidente da Valec Juquinha das Neves - http://www.youtube.com/watch?v=4mEOWzfn2y8
ReplyMarconi Perillo e sua base aliada recebem presidente da Valec Juquinha das Neves - O mesmo que foi preso hoje pela PF por corrupção - http://www.youtube.com/watch?v=4mEOWzfn2y8
Reply