Marconi e Juquinha anunciam ''Trem Pequi''

11:08 3 Comments A+ a-


Ven­ces­lau Pi­men­tel

Com o tra­ça­do já de­fi­ni­do, e com cus­to es­ti­ma­do em R$ 1 bi­lhão, o pro­je­to de cons­tru­ção do trem Pe­qui, en­tre Go­i­â­nia e Bra­sí­lia, de­ve sa­ir do pa­pel. Foi o que ga­ran­tiu on­tem o pre­si­den­te da Va­lec – En­ge­nha­ria, Cons­tru­ções e Fer­ro­vi­as S.A, Jo­sé Fran­cis­co das Ne­ves, o Ju­qui­nha, ao go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB).

Da re­u­ni­ão-al­mo­ço, no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, on­de Ju­qui­nha fez uma ex­pla­na­ção do pro­je­to e so­bre as obras da Fer­ro­via Nor­te-Sul em so­lo go­i­a­no, par­ti­ci­pa­ram au­xi­li­a­res do go­ver­no, po­lí­ti­cos da ba­se ali­a­da e de­pu­ta­dos de PMDB e PT.

Se­gun­do Ju­qui­nha, que en­ca­rou o de­sa­fio de co­man­dar as obras da Nor­te-Sul, no mo­men­to em que se exe­cu­ta­va cer­ca de dez qui­lô­me­tros de fer­ro­via no Pa­ís, cons­tru­ir o trem Pe­qui se­rá o que con­si­de­rou “mo­le­za”. “Eu te­nho di­to, não fi­que na fren­te do tra­ça­do que o trem vai pas­sar por ci­ma de vo­cê. Da mes­ma for­ma vou di­zer aqui do trem pequi.”

Ju­qui­nha in­for­mou que aguar­da con­ces­são do pre­si­den­te da Agên­cia Na­ci­o­nal de Tran­spor­tes Ter­res­tres (ANTT), Ber­nar­do Fi­guei­re­do, pa­ra o ra­mal en­tre as du­as ca­pi­tais. “Acre­di­to que no man­da­to do go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, ele ain­da vai an­dar nes­se trem”, disse. “É uma obra de al­tís­si­ma im­por­tân­cia pa­ra nós, go­i­a­nos, que ago­ra jun­tos, Va­lec, o go­ver­na­dor Mar­co­ni e a pre­si­den­te Dil­ma, com to­da cer­te­za va­mos fa­zer com que ela saia do pa­pel. Va­mos tor­nar es­se so­nho re­a­li­da­de”, apos­ta.

Europa
Mar­co­ni lem­brou que em 2003 fez um gi­ro pe­la Eu­ro­pa, na com­pa­nhia do en­tão go­ver­na­dor Jo­a­quim Ro­riz e de Ju­qui­nha, na épo­ca de­pu­ta­do fe­de­ral, em bus­ca de in­for­ma­ções pa­ra o pro­je­to fer­ro­vi­á­rio. Dis­se que, as­sim co­mo o pre­si­den­te da Va­lec, não só so­nha com pro­je­tos es­tru­tu­ran­tes pa­ra Go­i­ás, mas tam­bém atua pa­ra ma­te­ri­a­li­zá-los.

Nes­sa em­prei­ta­da, Mar­co­ni de­ve con­tar com o apoio do go­ver­na­dor do Dis­tri­to Fe­de­ral, Ag­ne­lo Quei­roz (PT), que já se pro­pôs a tra­ba­lhar pa­ra vi­a­bi­li­zar re­cur­sos do Pro­gra­ma de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to (PAC) pa­ra a cons­tru­ção do ra­mal fér­reo en­tre Go­i­â­nia e Bra­sí­lia, de cer­ca de 194 qui­lô­me­tros, cu­jos tri­lhos se­ri­am uti­li­za­dos tam­bém pa­ra o tran­s­por­te de cargas.

Pa­ra Mar­co­ni, o trem, de mé­dia ve­lo­ci­da­de, se­rá o gran­de di­vi­sor de águas na his­tó­ria do Es­ta­do, pe­la in­te­gra­ção de­fi­ni­ti­va en­tre as du­as ca­pi­tais. “Es­ta obra re­vo­lu­ci­o­na­ria as re­la­ções en­tre Bra­sí­lia e Go­i­â­nia, e pos­si­bi­li­ta­ria a cri­a­ção de um gran­de cin­tu­rão de de­sen­vol­vi­men­to”, disse.

Mes­mo não ten­do si­do pro­mes­sa de cam­pa­nha, o go­ver­na­dor dis­se que fi­cou fe­liz ao pro­cu­rar o pre­si­den­te da ANTT e sa­ber que ele e Ju­qui­nha já es­ta­vam tra­ba­lhan­do no pro­je­to. “Eu me in­cor­po­ro a ele (ao pro­je­to) de cor­po e al­ma, com mui­to in­te­res­se, por­que, com as obras que es­tão sen­do fei­tas, e com es­se pro­je­to que po­de­rá vir a ser con­cluí­do, va­mos trans­for­mar Go­i­ás no Es­ta­do da lo­gís­ti­ca no Bra­sil”, apos­ta.

Ju­qui­nha anun­ciou a inau­gu­ra­ção do tre­cho go­i­a­no da Nor­te-Sul para o dia 30 de ju­nho, com a pre­sen­ça da pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff. O tre­cho de 900 qui­lô­me­tros, que li­ga Aná­po­lis ao por­to de Ita­qui, no Ma­ra­nhão, de­ve en­trar em ope­ra­ção no se­gun­do se­mes­tre des­te ano.

De acor­do com o pre­si­den­te da Va­lec, 1.100 qui­lô­me­tros de gra­des dos tri­lhos da Nor­te-Sul já fo­ram co­lo­ca­dos, de um to­tal de 1.350 qui­lô­me­tros. Mas não pa­ra por aí. Pa­ra che­gar até o Es­ta­do de São Pau­lo são mais 669 qui­lô­me­tros, en­tre Aná­po­lis a Es­tre­la d’Oes­te, com pre­vi­são de inau­gu­ra­ção pa­ra o fi­nal de 2012.

Ju­qui­nha ga­ran­tiu que a pre­si­den­te Dil­ma não vai cor­tar re­cur­sos pa­ra obras de cons­tru­ção de ro­do­vi­as. A equi­pe eco­nô­mi­ca do go­ver­no anun­ciou que irá fa­zer cor­tes de até R$ 50 bi­lhões do or­ça­men­to da Uni­ão pa­ra es­te ano. No en­tan­to, pro­gra­mas do PAC não de­ve­rão ser atin­gi­dos.

Ordem do Mérito
Du­ran­te o even­to, Mar­co­ni ho­me­na­ge­ou Ju­qui­nha, con­fe­rin­do a ele a Grã-Cruz da Or­dem do Mé­ri­to Anhan­gue­ra, por con­si­de­rá-lo “o cons­tru­tor da Fer­ro­via Nor­te-Sul”. “Que­ro que to­dos tes­te­mu­nhem o plei­to de gra­ti­dão de Go­i­ás por Ju­qui­nha das Ne­ves, um go­i­a­no que nos en­che de or­gu­lho. Não te­rí­a­mos es­sa obra se não fos­se o Ju­qui­nha.”

Fonte: Jornal O Hoje

3 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
4 de abril de 2012 às 18:23 delete

tomara que não seja só mais uma ação a não sair do papel!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de julho de 2012 às 22:53 delete

Marconi Perillo e sua base aliada recebem presidente da Valec Juquinha das Neves - http://www.youtube.com/watch?v=4mEOWzfn2y8

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de julho de 2012 às 22:55 delete

Marconi Perillo e sua base aliada recebem presidente da Valec Juquinha das Neves - O mesmo que foi preso hoje pela PF por corrupção - http://www.youtube.com/watch?v=4mEOWzfn2y8

Reply
avatar