Maguito e Grafite discutem criação do corredor Norte-Sul
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), se reuniu hoje, 14, com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (CMTC), José Carlos Xavier Grafite, para discutir a implantação do Corredor Norte-Sul – linha exclusiva para ônibus, que ligará os terminais Veiga Jardim, em Aparecida, ao Recanto do Bosque, na Região Noroeste da capital, passando pelos terminais Cruzeiro e Izidória. Esse foi o segundo encontro entre eles para discutir ações de melhorias do transporte urbano no município. O primeiro foi no dia 13 de janeiro.
“O corredor vai possibilitar uma melhoria substancial no transporte, possibilitando maior segurança e agilidade para os usuários. É nosso interesse buscar meios para que Aparecida integre o projeto com sucesso”, pontuou o peemedebista. Maguito indicou os secretários Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda) e Valdemir Souto (SMTA) para auxiliar nos estudos e acompanhar a implantação do projeto, que ainda encontra-se em fase de levantamento de dados.
De acordo com o presidente da CMTC, o corredor terá 6,5 quilômetros no trecho de Aparecida e 23,5 quilômetros em Goiânia. O custo inicial para o trecho da capital foi orçado em torno de R$ 65 milhões. Já o valor correspondente ao trecho em Aparecida, e, consequentemente, a contrapartida do município, será definido a partir da conclusão do levantamento das características da obra no município, que deve ser concluído em cerca de um mês.
“Estamos na verdade formalizando o apoio da prefeitura de Aparecida para realizar o projeto, que é importante para Goiânia e Aparecida, e pode perfeitamente ser realizado em parceria”, destacou Grafite. “Além de recursos do próprio orçamento das prefeituras, temos expectativa de uma boa parceria com o governo estadual e também buscaremos outras fontes”, complementou. Entre estas outras fontes, o dirigente citou a Corporação Andina de Fomento (CAF) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que prevê recursos para investimento em mobilidade urbana.
Segundo Ubirajara Abbud, da Unidade Gestora do Programa de Transportes da Região Metropolitana de Goiânia, com foco no Corredor Norte-Sul, que também participou da reunião, a expectativa da CMTC é de que as obras do corredor comecem ainda em novembro deste ano. As intervenções incluem a reforma e ampliação dos terminais que integrarão o corredor – com exceção do Cruzeiro, já totalmente revitalizado – reformulação do trânsito, iluminação e, possivelmente, alargamento de pistas em alguns trechos. “Algumas avenidas de Aparecida por onde o corredor passará apresentam trechos mais afunilados, mas o estudo indicará o tipo de intervenção mais viável para cada ponto do trajeto, dando sempre prioridade ao transporte coletivo”, frisou.
TERMINAIS REFORMADOS – Além de dar prosseguimento ao projeto do corredor, a CMTC também se prepara para iniciar as reformas de dois terminais de Aparecida: o Garavelo, onde será construído um novo embarque de passageiros, e o Veiga Jardim, que integrará o Corredor Norte-Sul. A ampliação, pela qual os dois terminais também passarão, foi possibilitada pelas desapropriações de terrenos vizinhos conduzidas pela Prefeitura de Aparecida.
O primeiro a passar pelas obras é o Garavelo, que será reconstruído ao custo de cerca de R$ 8 milhões. O dinheiro para as reformas e as adequações dos terminais vem dos investimentos que as empresas vencedoras da licitação.
Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia
1 comentários:
Write comentáriosmassa
Reply