Prometido em junho, passe livre municipal ainda não saiu do papel

11:29 0 Comments A+ a-


Tem início nesta segunda-feira (13) o período de cadastramento e renovação do Cartão Passe Escolar e do Cartão Criança, em Goiânia. Os cartões dão direito à meia tarifa e podem ser utilizados por estudantes que frequentam cursos regulares nos ensinos fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação.

A solicitação pode ser feita até 7 de março pelo site www.sitpass.com.br. No caso do cadastro, a entrega do cartão é feita até o 10º dia útil após o usuário protocolar toda a documentação necessária e confirmar a realização do cadastro. A documentação necessária pode ser conferida no site do Cartão Passe Escolar e no site do Cartão Criança.

O início do processo de cadastramento e renovação dos passes que dão 50% de desconto na tarifa significa, para os estudantes, que o passe livre estudantil, prometido desde junho do ano passado, ainda não foi instituído.

Até o momento, apenas o governo estadual implantou o passe livre, que atende 8 mil estudantes com 48 viagens por mês durante o período letivo. Já o passe livre da prefeitura de Goiânia e Região Metropolitana, não saiu do papel.

O projeto inicial, que previa passagens ilimitadas, não foi aprovado pelo governo. Segundo a prefeitura, já foram feitas alterações ao projeto que limitam o número de passagens e adequam a lei do passe livre de Goiânia à lei do governo estadual.

Porém, a Superintendência Estadual da Juventude, responsável pela implantação do passe livre, afirma que até o momento o estado não foi comunicado pela prefeitura da alteração no projeto. “A gente aguarda uma resposta do município se ele fez a adequação da lei municipal de acordo com a lei estadual pra gente poder vigorar essa parceria entre estado e município”, afirma a gerente de Mobilidade Social, Juliana Cardial de Lima.

A prefeitura de Goiânia afirma que a minuta do convênio que será assinado tramita na Procuradoria Geral do Estado para ser aprovada.

Fonte: G1 GO