Governo investe em Goiânia
Obras estaduais visam fortalecer popularidade tucana na capital, que chega aos 80 anos em 2013 com muitas melhorias.
No ano em que Goiânia completa 80 anos, o governo do Estado prepara uma série de obras, frutos de investimentos maciços, a fim de garantir uma boa avaliação da gestão num território cuja popularidade do governador Marconi Perillo (PSDB) ainda patina em níveis abaixo do alcançado em municípios do interior. Com a aproximação do ano eleitoral e a consequente diminuição do intervalo entre o início das obras e o tira-teima das urnas, o governo estadual concentra na capital a maior parte de seus esforços, com inaugurações grandiosas previstas para até outubro de 2014.
Marca registrada da administração de Marconi Perillo, o programa Rodovida trouxe para Goiânia e Região Metropolitana uma série de construções, ampliações e duplicações de rodovias estaduais, promessa insistentemente cobrada pela população e pela oposição. No mesmo mês em que pretende entregar a revitalização do trecho da GO-060, que liga Goiânia a Trindade, a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) anunciou e já deu início às obras de duplicação na GO-403 e na GO-020, que ligam a capital a Senador Canedo e Bela Vista de Goiás, respectivamente.
Os 13 quilômetros a serem duplicados na GO-403, ao preço de R$ 37,3 milhões, estão incluídos no programa Rodovida Construção, que investirá R$ 1,5 bilhão na construção de novas vias rodoviárias em todo o Estado. Neste trecho específico, estão previstos serviços de terraplanagem, pavimentação, construção de bueiro celular e construção de duas pontes sobre o Rio Meia Ponte. Recentemente, o presidente da Agetop, Jayme Rincón, declarou que a construção de uma ciclovia também está sendo tema de estudos pela equipe que toca o projeto. Além disso, está prevista a iluminação da rodovia, com instalação de postes e luminárias de alto rendimento e eficiência energética.
A duplicação da GO-020, entre Goiânia e Bela Vista, anseio antigo da população devido ao grande tráfego diário de pessoas e veículos entre as duas cidades, teve início há pouco mais de um mês. A obra, orçada em R$111,8 milhões, faz parte de projeto do governo de Goiás de duplicar todas as rodovias estaduais que saem de Goiânia. Os serviços incluem terraplanagem, pavimentação, construção de terceira faixa entre o viaduto da BR-153 e o autódromo de Goiânia e a construção de ciclovia entre o autódromo e Bela Vista, caminho muito utilizado para o treinamento e lazer de ciclistas.
Rodovia dos Romeiros
Programada para ser inaugurada nos próximos dias, a revitalização da GO-060, a Rodovia dos Romeiros, por onde mais de 50 mil veículos passam por dia, deve transformar a via em outro importante cartão-postal da capital e, consequentemente, do governo tucano. No local, estão sendo investidos mais de R$ 30 milhões, em contratos simultâneos que tratam de serviços diferentes. A via dos romeiros, por onde os fiéis transitam a pé até a Capital da Fé, também está sendo ampliada, numa extensão de aproximadamente 18 quilômetros, com instalação de iluminação especial e construção de ciclovia.
A obra de recuperação da capa asfáltica da GO-060 está inclusa no programa Rodovida Reconstrução (grupo 2), que reconstruirá 2.178 quilômetros de rodovias este ano em todo o Estado. O serviço de reconstrução consiste na recuperação da pista de rolamento com aplicação de nova capa asfáltica em CBUQ – revestimento mais resistente, construção de terceira faixa, recomposição da drenagem superficial e instalação de nova sinalização horizontal e vertical com taxas refletivas. As obras de melhorias incluem ainda a instalação de pórticos e a construção de recuo em alguns pontos, para paradas exclusivas do transporte coletivo, substituição de abrigos e reformas de calçadas.
Viadutos
Ainda por meio da Agetop, o governo estadual deu início às obras de construção de viadutos em duas das principais saídas de Goiânia para o interior (GO-060 e GO-070). Fora da capital, mas ainda na região metropolitana, o governo iniciou uma construção na saída de Aparecida de Goiânia, sentido Aragoiânia, na GO-040, trecho que, indiretamente, influencia o fluxo na capital e por onde passam, diariamente, milhares de moradores goianienses. Além da construção, está em andamento a conclusão da duplicação e vias marginais da mesma rodovia, com extensão de 7,6 quilômetros e valor estimado em R$ 10,3 milhões.
Os viadutos da GO-060, com a Castelo Branco, saída para Trindade, e o da GO-070, com a Avenida Perimetral, saída para Inhumas, estão orçados em R$ 20 milhões, com previsão de entrega para novembro deste ano. Segundo a Agetop, as intervenções vão dar mais fluidez ao trânsito da capital e evitar engarrafamentos. As duas empresas vencedoras das licitações já estão com os canteiros instalados e já iniciaram as obras. Um outro viaduto, ainda em fase de licitação, será construído no cruzamento da GO-080 com a Avenida Perimetral, um dos acessos para o Campus da UFG, na saída para Nerópolis.
Centro de Excelência é retomado depois de mais de dez anos de paralisação
Após mais de dez anos de abandono, o governo de Goiás retomou as obras do Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia, no início deste mês. Operários voltaram a trabalhar no antigo Estádio Olímpico, com a missão de transformar a área em um complexo para atender atletas de diversas modalidades esportivas.
O Centro de Excelência começou a ser construído no ano 2000, num projeto que incluía um estádio, parque aquático, um centro de pesquisa em medicina esportiva. A obra abandonada se tornou uma das principais reclamações de moradores do centro de Goiânia. De todo o complexo, apenas a reforma do Ginásio Rio Vermelho foi concluída, em 2002. Agora, o governo pretende investir R$ 8 milhões na construção do que falta ao projeto, com previsão de entrega para julho do ano que vem.
Os recursos para a primeira fase da obra referente à conclusão do laboratório, com as quadras de vôlei e basquete, já estão assegurados, de acordo com o próprio governador. Durante visita recente ao complexo, Marconi afirmou que pretende abrir licitação para a construção do Estádio Olímpico, orçado em R$ 43 milhões, até o dia 15 de julho. “É importante registrar que essa obra teve muitos problemas. Quando eu saí do governo em 2006, meu sucessor derrubou o estádio. Depois houve o embargo da obra, por parte do Ministério Público e não houve como dar continuidade”, disse o tucano, na oportunidade.
Segundo Marconi, a conclusão da obra, além de fomentar o treinamento, a formação e o desenvolvimento dos atletas goianos, vai gabaritar Goiás a receber grandes eventos e competições olímpicas de nível internacional, inserindo positivamente o Estado no cenário de importantes competições. Cogitado sobre a possibilidade de terceirizar o Centro de Excelência do Esporte após sua conclusão, como foi feito com os estádios Maracanã, no Rio de Janeiro, e Mineirão, em Belo Horizonte, Marconi disse ser simpático à ideia.
Ainda na área de esportes, Marconi anunciou no início deste mês a reforma do Autódromo Ayrton Senna. Segundo o chefe do Executivo, o governo pretende construir no local um parque destinado ao lazer de toda a população da região. A obra deve ser dividida em duas etapas. A primeira inclui a reforma do autódromo, com o intuito de abrigar competições automobilísticas.
A segunda parte do projeto prevê transformar o autódromo neste parque multiuso, para lazer. De acordo com Marconi, a intenção é acelerar a licitação. Os recursos para a realização das duas obras, segundo ele, já estão assegurados.
Construção do Hugo 2 vai impactar região noroeste
De todas as obras programadas para a capital, uma das maiores e mais aguardadas é, sem dúvida, o Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia, pensado para ser um dos mais modernos hospitais de urgências do Centro-Oeste. O Hugo 2, como vem sendo chamado, foi idealizado para desafogar a demanda do único hospital público da capital voltado ao atendimento de traumas, urgências e emergências. A obra, orçada em R$ 57 milhões, deve ter impacto eleitoral em uma região de forte adensamento populacional e tradicionalmente refratária à influência do PSDB.
A nova unidade de saúde será erguida em um ponto de interligação entre vários bairros da região noroeste, e em uma via de acesso rápido a municípios da região oeste do Estado. Localizado no quilômetro quatro da GO-070, na saída para Inhumas, a obra iniciada em um terreno de mais de 27 mil metros quadrados, vai ocupar mais de 137 mil metros quadrados de área construída. O complexo abrigará cinco pavimentos, onde serão distribuídas dez salas de cirurgia, 360 leitos, 40 leitos de UTI adulto, outros dez leitos de observação, sete centros cirúrgicos e mil vagas para estacionamento. Diariamente a unidade deve atender mil consultas.
As equipes da Secretaria da Saúde e da Agetop aprimoraram o projeto do Hugo 2, buscando corrigir falhas detectadas em outros hospitais de urgência. Em entrevista durante uma das visitas ao local, o governador Marconi Perillo anunciou que a unidade deverá contar com o que há de mais moderno promovido ao atendimento das urgências, traumas e emergências. O hospital deve contar ainda com ala específica para tratamento de queimados, um heliponto, enfermarias e leitos de todas as especialidades. A intenção é inaugurar o complexo no prazo de um ano.
Fonte: Jornal O Hoje