Após suspense sobre possível recuo na implantação do novo módulo de transporte público, projeto do VLT será mantido

12:15 1 Comments A+ a-

Mesmo submerso em dúvidas quanto aos reais benefícios da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no Eixo Anhaguera, e os transtornos que as obras provocarão aos comerciantes e à população em geral, o governo do Estado pretende abrir a licitação do VLT na próxima semana, segundo informações do coordenador do projeto, Carlos Maranhão.

Ontem, Maranhão e representantes do fórum empresarial, sindicato de lojistas e comerciantes de diferentes setores se reuniram com o governador Marconi Perillo (PSDB) para tratar dos impactos das obras. Maranhão afastou as conversas de que o governo poderia desistir ou pelo menos adiar a execução das obras. “Fui contratado para fazer implantação do VLT, não ‘enterração’. Então, vou implantar”, declarou.

Ele disse que não há impasses no governo quanto à agilidade no início das obras. Com edital aprovado pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) desde fevereiro, a licitação pode ser aberta a qualquer momento, mas o governo vinha estudando formas de convencer empresários e até mesmo aliados envolvidos com o VLT sobre as benesses do projeto. Nos últimos dias, as conversações eram de que Marconi poderia desistir da implantação do VLT, pois a previsão é de pelo menos 24 meses para que as obras sejam concluídas.

“Não há impasse no governo. O que existe é um desejo de ouvir a sociedade, de solucionar qualquer dúvida em relação ao projeto, porque se trata de uma obra de grande envergadura, um projeto grandioso que mexe com a vida da cidade. Nós, que estamos cuidando desse projeto, temos certeza de que é um projeto viável e muito bom para a cidade. Mas ele causa alguns impactos, durante as obras e depois, e isso precisava ser discutido para que não repitamos transtornos que já ocorreram com obras desse porte, como ocorreu com a implantação do Eixo Anhanguera, em 1998”, disse Maranhão, justificando a reunião do governador com alguns setores.

Segundo ele, a maioria dos comerciantes presentes se mostrou favorável, mas com várias críticas, e houve quem se posicionasse contrário ao projeto. Mesmo assim, o cronograma será mantido, com previsão de abertura da licitação na próxima semana. “As críticas são sempre no sentido de melhorar no período de construção, que é um período mais grave, porque a cidade acaba sendo afetada. Tivemos cuidado de mostrar como estamos fazendo, de forma modulada, de maneira que outros trechos não serão interditados, mas, ao mesmo tempo, estivemos abertos a uma série de sugestões que vão ser estudadas para retomarmos a solução”, ponderou.

Obras serão mantidas no período eleitoral

Maranhão também procurou minguar a preocupação do governo com as eleições do próximo ano. Como a previsão é de pelo menos dois anos de obras, alguns aliados de Marconi e o próprio governador estariam preocupados com transtornos durante o período eleitoral. “Esse governo não pensa em obra nenhuma sob ponto de vista eleitoral, o que nós pensamos é no bem-estar da população. Se vai demorar, vai passar a eleição ou não, isso é questão do tamanho da obra, não de opção eleitoral”, afirmou, lembrando que os recursos que cabem ao Estado já estão garantidos, faltando apenas o da iniciativa privada.

Questionado, novamente, se não haveria possibilidade de postergar a abertura de licitação e execução das obras, indignou-se: “Para quê postergar? Vocês (imprensa) acham que é justo dizer para as pessoas que estão andando em condições ruins e podem andar em condições melhores que elas têm de esperar mais dois anos porque vai ter eleição aí?”, indagou.

O valor da obra é de R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 500 milhões do Estado, divididos em R$ 200 milhões do Fundo de Implantação do VLT, e R$ 300 milhões de empréstimos, via BNDES. Da união, já estão assegurados mais R$ 215 milhões, por meio do PAC da Mobilidade Urbana. Mais R$ 585 milhões devem vir da iniciativa privada. Após abertura, a licitação tem prazo de 45 dias para apresentação de proposta.

Fonte: O Hoje

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Anônimo
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24 de junho de 2013 às 21:53 delete

Marconi Perillo faz o melhor para Goiás

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