RMTC recebe comitiva de Blumenau

22:44 0 Comments A+ a-


O prefeito e o secretário de transportes da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, João Paulo Kleinumbing e Rudolf Clebsh, respectivamente, visitaram, ontem, quarta-feira, 26, o Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia. A comitiva, formada ainda por outros representantes daquele município, está em Goiânia com o objetivo de conhecer o sistema de bilhetagem eletrônica da RMTC e a integração entre as mais de 200 linhas do transporte coletivo da Região Metropolitana, que permite ao cliente percorrer toda a extensão da Rede com o pagamento de uma única tarifa, via integração nos terminais. Hoje, quinta-feira, 27, o grupo visita o Consórcio Rmtc, para conhecer de perto a Central de Controle Operacional (CCO), que controla todos os ônibus via sistema de GPR, GPRS, celular e computador instalados no interior dos veículos.

O diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, explica que a visita de grupos de outras cidades brasileiras e até demais países é bastante comum. Em 2010, por exemplo, cerca de 30 grupos de outras localidades conheceram o serviço prestado pela RMTC, dentre eles, comitivas de Aracajú, Recife, Portugal e Chile. “Ser referência na área nos estimula a buscar a qualidade crescente do serviço prestado”, completa.

Segundo Kleinumbing, Goiânia obteve sucesso nos sistemas de bilhetagem e tarifação, tornando-se referência em todo o país, “queremos adaptar tais projetos de sucesso à nossa realidade”. O presidente da CMTC, José Carlos Xavier, atentou para a necessidade de o transporte coletivo ser tratado como política pública e ter investimentos de acordo com tal premissa.

Durante a visita, o grupo teve acesso à infraestrutura do Cruzeiro – considerada padrão para os demais terminais –, como o bicicletário, área de achados e perdidos, administração, sala de descanso dos motoristas, além de soluções de informação implantadas pelo Serviço de Informação Metropolitano (SiM), como o Display de Ponto de Parada, balcão de informação, totens com horário das linhas e itinerários, placas sinalizadoras e sistema de áudio.

Fonte: RMTC Goiânia