Água do Ribeirão João Leite em Goiânia começa a verter pela barragem

11:30 0 Comments A+ a-



O Ribeirão João Leite completou nesta segunda-feira (17) o enchimento total e verteu pela barragem pela primeira vez. De acordo com o presidente da Saneago, Nilson de Sousa Freire, a vazão de água do reservatório lançada no leito do manancial ainda é pequena. A barragem armazena 129 milhões de metros cúbicos de água , ou 129 bilhões de litros. O enchimento do lago foi iniciado em dezembro de 2009.

Segundo Nilson, por enquanto não há nenhum impacto significativo para a população. O próximo passo é a construção do sistema de distribuição que vai custar R$ 400 milhões aos cofres públicos. “Desse total, R$ 300 milhões já estão garantidos. Vamos em busca do restante”, esclareceu o presidente.

Atualmente estão em andamento as obras de construção de um sistema que liga a represa até a Estação de Tratamento e, de lá, até o Rio Meia Ponte. Nilson explica que ao finalizar a ligação entre essas várias redes, vai ser possível aumentar significativamente a distribuição de água em Goiânia e Região Metropolitana. A previsão é de que em no máximo três anos a Barragem do Ribeirão João Leite esteja em pleno funcionamento, desde coleta e tratamento até a distribuição para a população.

Fonte: ABN