Prefeitura investirá R$ 100 milhões em Asfalto
A Prefeitura de Goiânia vai investir R$ 100 milhões em novo pacote de pavimentação. Além do novo asfalto, a Agência Goiânia de Obras, (Amob), ficará responsável também pela troca da pavimentação antiga que se encontra em estado precário, com buracos e irregularidades. O custo do recapeamento está estimado no valor de R$ 14,5 milhões. Como já noticiado pelo O HOJE, quatro mil quilômetros da malha viária da cidade está prejudicada. Em caráter emergencial a prefeitura realizou operação tapa-buracos em apenas 3% do asfalto.
Nesta segunda-feira, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), irá lançar oficialmente o novo pacote de pavimentação. Na ocasião serão divulgados os bairros beneficiados e quantos quilômetros serão cobertos pela massa asfáltica. A previsão é de que ocorra licitação para que os serviços sejam executados por empreitada, com duração de dois anos.
Enquanto as obras de pavimentação e manutenção não se iniciam os motoristas sofrem com os prejuízos. Em uma oficina mecânica no setor Pedro Ludovico, a maior procura é de motoristas de automóveis com a roda estragada. Segundo o proprietário do estabelecimento, José Filho, os buracos amassam as rodas e podem até prejudicar a suspensão do veículo. “O valor do conserto varia de R$ 30 até R$ 500, dependendo da gravidade.” O médico Rafael Leandro, 26 anos, levou seu carro até a oficina. “Já cai quatro vezes em buracos, tentei desviar de um e entrei em outro”, disse. O conserto da roda ficou em R$ 40.
Falta sinalização
A pavimentação de novas vias exige também sinalização. Porém, os últimos bairros asfaltados pela Prefeitura não estão sinalizados. Faltam pinturas no asfalto e placas indicativas. Foi o que informou o presidente da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), Miguel Tiago. “Me preocupo com esse novo asfalto, pois a sinalização geralmente não é instalada. Existe um erro na própria licitação que deve determinar o cumprimento das regras do trânsito.” Para ele o bairro só deve ser entregue pra o fluxo de veículos após ser concluído também os trabalhos da AMT.
Ele não soube informar qual é o valor necessário para investimentos em sinalização, mas avaliou em R$ 100 mil as obras realizadas para a retirada de duas rotatórias e instalação de dois semáforos na Avenida Circular com a T-63 e das Avenidas Circular e 4ª Radial, inauguradas ontem de manhã.
A próxima intervenção será na Praça do Cruzeiro, no Setor Sul. As obras já deveriam ter sido iniciadas, no entanto, Miguel explicou que as atenções foram voltadas para a finalização da intervenção no setor Pedro Ludovico. “Vamos retornar à Praça do Cruzeiro na segunda-feira.”
Curta duração
Asfaltos feitos sem drenagem, bueiros, ou seja, rede pluvial para escoar as águas da chuvas são considerados pelo doutor em engenharia de Transportes, Benjamin Rodrigues, como de curta duração. “Se não existir essa preocupação todo o investimento pode ir por água abaixo. É o que acontece hoje em Goiânia.” Ele considera plausível qualquer investimento no asfalto. “Deve-se priorizar as ruas de maior fluxo, até mesmo para dar apoio ao transporte coletivo.” (Lyniker Passos)
Fonte: Jornal o Hoje