No Páreo para ser ''Subsede''
No prazo de 15 dias, o Estado de Goiás enviará à Fifa e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o questionário preenchido com os dados de Goiânia para que ela se torne uma das subsedes da Copa de 2014. Nessa semana, a Agência Goiânia de Esporte e Lazer (Agel), a GoiásTurismo e a Federação Goiana de Futebol (FGF) definiram uma comissão que irá vistoriar locais que poderão servir para o treino das seleções na capital durante o evento. No entanto, em dois meses a capital poderá entrar novamente no páreo para se sede, caso a cidade de Natal/RN não cumpra o cronograma de obras determinados pela CBF.
A primeira etapa será o preenchimento de um documento que tem cerca de 40 páginas e mil questões. Dentre as perguntas estão quantos leitos estão disponíveis na cidade e locais próximos aos possíveis campos de treinamento para hospedagem de turistas e seleções. Quem levantará as informações será o Instituto de Pesquisas Turísticas (Ipetur).
A Fifa impõe condições específicas para que uma cidade receba as seleções. Algumas são óbvias, como rede hoteleira decente (porque além do time, receberá os turistas) e campos de treino com bom gramado e estrutura de vestiário padrão internacional. Outras solicitações são: a obrigatoriedade de ter um hotel de padrão (4 a 5 estrelas), e que as instalações de treinamento sejam próximas, ou pelo menos a 20 minutos de carro; mínimo de 55 quartos; possibilidade de utilizar todas as instalações do hotel; possibilidade de implementar medidas próprias de segurança, os campos de treinamento devem ser reservados; vestiários com capacidade para pelo menos 23 atletas e mais comissão técnica; entre outras.
Vistoria
O presidente Agel, José Roberto de Athayde, recebeu, na manhã de ontem, uma equipe para visitar as instalações do Serra Dourada com o objetivo de ver o que tem que ser feito visando a disputa do Goianão, jogos da seleção e também para que esta praça seja sede da Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Jornal o Hoje