Professor receberá 14º salário
Lyniker PassosCom o projeto de realizar uma transformação urgente na Educação de Goiás, o economista e deputado federal eleito Thiago Peixoto assumiu o cargo de secretário estadual de Educação ontem à tarde, no prédio que abriga o órgão, na Vila Nova, em Goiânia. Para o novo secretário, o momento é de planejamento. Entre os planos se destaca a aprovação do 14º salário e do piso salarial dos professores. Afirmou que ainda essa semana irá se reunir com o secretário da Fazenda, Simão Cirineu Dias, para avançar e instituir o mais rápido possível as questões salariais da categoria. “Tenho como objetivo cumprir o piso o mais rápido possível, o que também é uma promessa do governador. Entendo que nós temos condições de chegar nisso rápido”, afirmou.
O secretário destacou que este é o governo da meritocracia. “É um governo da valorização dos profissionais, isso é fundamental na educação.” Ele ainda ressaltou que essa não é uma missão só dele e do governador. “Essa é uma missão de todas as secretarias, nós todos temos que estar empenhados.” Para ele a qualidade da educação nunca vai ser superior a qualidade dos profissionais da educação. “Mas temos que valorizar os dois processos.”
Além disso, pretende iniciar um ciclo de visitas a todas as escolas do Estado – são 1.100. “Vou para dentro das escolas para viver todos os problemas do ponto de vista dos diretores e dos alunos, esse é o paradigma que nós vamos cobrar.” O secretário também garantiu que irá fazer cumprir as promessas da campanha do governador Marconi Perillo, como expansão das escolas de tempo integral e o programa um laptop por aluno. Ele preferiu não estabelecer prazos para as mudanças, destacando as dificuldades financeiras que o Estado vive.
Aulas
Thiago Peixoto lembra que as aulas começam no dia 24 de janeiro. “Nós temos muito trabalho pela frente, estamos cuidando de 500 mil jovens, futura geração do nosso Estado”, disse. Thiago explica que irá “tomar pé da situação”, mas que não há dúvidas que os compromissos vão ser cumpridos – mesmo com a falta de recursos para investimento por parte do Estado.
Na quinta-feira a ex-secretária de Educação do Estado, Milca Severino, se reuniu com Thiago Peixoto, para repassar todas as dificuldades e as boas soluções da pasta para o novo secretário. “A situação é muito positiva, vamos estabelecer uma gestão de continuidade, o que é diferente de continuísmo”, relatou.
Fonte: Jornal o Hoje