Professor receberá 14º salário

09:36 0 Comments A+ a-

Lyniker Pas­sos

Com o pro­je­to de re­a­li­zar uma trans­for­ma­ção ur­gen­te na Edu­ca­ção de Go­i­ás, o economista e deputado federal eleito Thi­a­go Pei­xo­to as­su­miu o car­go de se­cre­tá­rio estadual de Edu­ca­ção on­tem à tar­de, no pré­dio que abri­ga o ór­gão, na Vi­la No­va, em Go­i­â­nia. Pa­ra o no­vo se­cre­tá­rio, o mo­men­to é de pla­ne­ja­men­to. En­tre os pla­nos se des­ta­ca a apro­va­ção do 14º sa­lá­rio e do pi­so sa­la­ri­al dos pro­fes­so­res. Afir­mou que ain­da es­sa se­ma­na irá se re­u­nir com o se­cre­tá­rio da Fa­zen­da, Si­mão Ci­ri­neu Di­as, pa­ra avan­çar e ins­ti­tu­ir o mais rá­pi­do pos­sí­vel as ques­tões sa­la­ri­ais da ca­te­go­ria. “Te­nho co­mo ob­je­ti­vo cum­prir o pi­so o mais rá­pi­do pos­sí­vel, o que tam­bém é uma pro­mes­sa do go­ver­na­dor. En­ten­do que nós te­mos con­di­ções de che­gar nis­so rá­pi­do”, afir­mou.

O se­cre­tá­rio des­ta­cou que es­te é o go­ver­no da me­ri­to­cra­cia. “É um go­ver­no da va­lo­ri­za­ção dos pro­fis­si­o­nais, is­so é fun­da­men­tal na edu­ca­ção.” Ele ain­da res­sal­tou que es­sa não é uma mis­são só de­le e do go­ver­na­dor. “Es­sa é uma mis­são de to­das as se­cre­ta­rias, nós to­dos te­mos que es­tar em­pe­nha­dos.” Pa­ra ele a qua­li­da­de da edu­ca­ção nun­ca vai ser su­pe­ri­or a qua­li­da­de dos pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção. “Mas te­mos que va­lo­ri­zar os dois pro­ces­sos.”

Além dis­so, pre­ten­de ini­ci­ar um ci­clo de vi­si­tas a to­das as es­co­las do Es­ta­do – são 1.100. “Vou pa­ra den­tro das es­co­las pa­ra vi­ver to­dos os pro­ble­mas do pon­to de vis­ta dos di­re­to­res e dos alu­nos, es­se é o pa­ra­dig­ma que nós va­mos co­brar.” O se­cre­tá­rio tam­bém ga­ran­tiu que irá fa­zer cum­prir as pro­mes­sas da cam­pa­nha do go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, co­mo ex­pan­são das es­co­las de tem­po in­te­gral e o pro­gra­ma um lap­top por alu­no. Ele pre­fe­riu não es­ta­be­le­cer pra­zos pa­ra as mu­dan­ças, des­ta­can­do as di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras que o Es­ta­do vi­ve.

Aulas
Thi­a­go Pei­xo­to lem­bra que as au­las co­me­çam no dia 24 de ja­nei­ro. “Nós te­mos mui­to tra­ba­lho pe­la fren­te, es­ta­mos cu­i­dan­do de 500 mil jo­vens, fu­tu­ra ge­ra­ção do nos­so Es­ta­do”, dis­se. Thi­a­go ex­pli­ca que irá “to­mar pé da si­tu­a­ção”, mas que não há dú­vi­das que os com­pro­mis­sos vão ser cum­pri­dos – mesmo com a falta de recursos para investimento por parte do Estado.

Na quin­ta-fei­ra a ex-se­cre­tá­ria de Edu­ca­ção do Es­ta­do, Mil­ca Se­ve­ri­no, se re­u­niu com Thi­a­go Pei­xo­to, pa­ra re­pas­sar to­das as di­fi­cul­da­des e as bo­as so­lu­ções da pas­ta pa­ra o no­vo se­cre­tá­rio. “A si­tu­a­ção é mui­to po­si­ti­va, va­mos es­ta­be­le­cer uma ges­tão de con­ti­nui­da­de, o que é di­fe­ren­te de con­ti­nuís­mo”, re­la­tou.

Fonte: Jornal o Hoje