Norte-Sul vai absorver 30% do transporte de cargas

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An­dré Pas­sos

Mais de 70% do tran­s­por­te de car­gas em Go­i­ás são fei­tos a­tra­vés de ro­do­vi­as. Com a cons­tru­ção da Fer­ro­via Nor­te-Sul, pre­vis­ta pa­ra ser en­tre­gue até abril deste ano, 30% des­sas car­gas de­vem ser ab­sor­vi­das pe­la ma­lha fér­rea, se­gun­do es­tu­dos mer­ca­do­ló­gi­cos pre­li­mi­na­res da Va­lec, prin­ci­pal­men­te a pro­du­ção a­grí­­co­la, com­mo­di­ti­es mi­ne­ra­is e com­bus­tí­veis. Ape­sar da al­te­ra­ção no tran­spor­te, a pre­vi­são é de que, pe­lo me­nos no iní­cio, não ha­ja re­du­ção na de­man­da por tran­spor­tes, atra­vés das ro­do­vi­as go­i­a­nas.

O su­pe­rin­ten­den­te co­mer­cial da Va­lec, Mau­ro Au­gus­to Ra­mos, ava­lia que o iní­cio das ati­vi­da­des da Fer­ro­via Nor­te-Sul, cau­sa­rá mu­dan­ças no tran­spor­te de car­gas ro­do­vi­á­rio no Es­ta­do, mas que não de­vem im­pac­tar na de­man­da re­du­zin­do o vo­lu­me de car­gas. “As car­gas de lon­ga dis­tân­cia po­dem so­frer al­gu­ma re­du­ção, mas de­ve­rá au­men­tar o nú­me­ro de car­gas dos pó­los pro­du­to­res até os ra­mais da fer­ro­via”, acre­di­ta.

Os pre­si­den­tes da As­so­cia­ção dos Ca­mi­nho­nei­ros e Fro­tis­tas de Go­i­ás (Acef), Mo­zart Lu­iz Car­nei­ro, e do Sin­di­ca­to das Em­pre­sas de Tran­spor­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca de Go­i­ás (Set­ceg), Pau­lo Afon­so Lus­to­sa, concordam quan­to às al­te­ra­ções cau­sa­das pe­la Norte-Sul. “A uti­li­za­ção da fer­ro­via se­rá gra­du­al. Acre­di­to que ha­ve­rá mu­dan­ças, sim, mas no di­re­cio­na­men­to de al­gu­mas car­gas, co­mo grãos. Ou­tros itens são en­tre­gues fra­ci­o­na­dos, di­re­to nas lo­jas, o que in­vi­a­bi­li­za o tran­spor­te fer­ro­vi­á­rio”, ava­lia Car­nei­ro.

Para Lus­to­sa, mais de 70% do tran­spor­te de car­gas pe­lo Es­ta­do é fei­to por via ro­do­vi­á­ria, per­cen­tu­al que não de­ve­rá so­frer re­du­ção. “Além do gar­ga­lo bu­ro­crá­ti­co, há car­gas que não con­vêm ser tran­spor­ta­das por trem, ou por­que pre­ci­sam ser en­tre­gues ra­pi­da­men­te, ou por­que são mui­to pe­que­nas”, diz o presidente do Setceg.

Estradas Ruins

Na opinião dele, as más con­di­ções das es­tra­das ainda são os gran­des ob­stá­cu­los pa­ra o tran­s­por­te de car­gas no Es­ta­do e não a che­ga­da da ma­lha fer­ro­vi­á­ria. “O Pa­ís não tem ma­lha ro­do­vi­á­ria su­fi­ci­en­te e so­fre­mos com a má con­ser­va­ção des­sas vi­as. Es­ta­mos em 19ª po­si­ção em ma­lha as­fal­ta­da no mun­do”, con­ta ele.

Em Go­i­ás, exis­tem 20 mil qui­­lô­me­tros de ro­do­vi­as, sen­do que ape­nas me­ta­de de­las é as­fal­ta­da, se­gun­do in­for­ma­ções da Se­cre­ta­ria Estadual de Ges­tão e Pla­ne­ja­men­to (Seplan). Conforme Lustosa, cer­ca de 50% das ro­do­vi­as as­fal­tadas pre­ci­sam de al­gum ti­po de in­ter­ven­ção, co­mo re­ca­pe­a­men­to, re­cons­tru­ção ou ser­vi­ços de ta­pa-bu­ra­cos.
Pe­las ro­do­vi­as BR-050 e BR-153 tran­si­tam di­a­ria­men­te cer­ca de oi­to mil ca­mi­nhões. Se­gun­do úl­ti­mo re­la­tó­rio de 2010, so­bre ro­do­vi­as na­ci­o­nais, da Com­pa­nhia Na­ci­o­nal de Tran­spor­tes (CNT), 65% das ro­do­vi­as fe­de­ra­is que cor­tam o Es­ta­do são con­si­de­ra­das en­tre re­gu­la­res, ru­ins ou pés­si­mas.

De acordo com o se­cre­tá­rio Estadual de In­fra­es­tru­tu­ra, Wil­der Mo­ra­is, a Fer­ro­via Nor­te-Sul e seus ra­mais vão re­pre­sen­tar uma eco­no­mia de 30% em re­la­ção ao fre­te ro­do­vi­á­rio, sem con­tar a re­du­ção de in­ves­ti­men­tos pa­ra re­cu­pe­ra­ção das es­tra­das.

Fonte: Jornal o Hoje