Organização Pan-Americana de Saúde escolhe Goiás

11:30 0 Comments A+ a-


O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa, Dirceu Raposo de Melo, explicou quais foram os critérios utilizados na escolha da Agência de Vigilância Sanitária de Goiás para representar a Anvisa no processo de pré-qualificação do Brasil como autoridade Reguladora de Referência em Medicamentos para a Organização Pan-Americana de Saúde-OPAS.

Segundo ele, Goiás é um grande produtor de medicamentos no cenário nacional. O primeiro critério de seleção era os estados tivessem uma Vigilância Sanitária acostumada a fazer inspeção em parques industriais farmacêuticos, e como a Vigilância de Goiás cumpria bem essa exigência, acabou selecionada pela OPAS.

Dirceu Raposo lembrou que essa escolha levou o Brasil a fazer parte de um seleto grupo de países, onde o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, através da Anvisa, passa a ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Assim, produtores e fornecedores brasileiros de medicamentos registrados no Brasil podem participar de licitações públicas internacionais, no âmbito da OMS, e colocar seus produtos mercado internacional.

Fonte: Goiás Agora