“Estamos Implantando na marra”, diz Marcos Massad presidente da CMTC
Presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Marcos Massad falou ontem ao POPULAR sobre planos da entidade e ações para melhoria do transporte coletivo na Capital. Marcos afirmou que os atrasos nas obras de reforma de terminais ocorreram por causa de burocracia e chuvas. Por outro lado, lembrou que melhorias no transporte coletivo dependem de mudanças nas vias da cidade, para darem vazão ao fluxo de carros e ônibus. O principal desafio é o corredor Norte-Sul previsto para ficar pronto em 2012.Desde 2001 se tenta implantar corredores de ônibus em Goiânia, essenciais para melhorias no transporte. Qual a dificuldade de se implementar essas vias preferenciais?
É muito demorado o diálogo com os comerciantes, que não querem perder estacionamentos e desaprovam as mudanças. Já discutimos muito sobre isso. Como não surtiu efeito, agora estamos implantando na marra.
O principal dos corredores é o Norte-Sul e deveria ter sido entregue há dois anos. O projeto morreu?
O atraso do projeto se deve à liberação de recursos para a obra. O financiamento, de mais de R$ 230 milhões, já foi liberado e depende agora de aprovação no Senado, já que todo recurso internacional depende desse trâmite.
E quando ficará pronto?
Eu arriscaria dizer que já em 2012, se a liberação dos recursos ocorrer este ano.
As obras nos terminais deveriam ter ficado prontas ano passado. Como estão os prazos para as inaugurações?
O Terminal Bandeiras deveria ser liberado já em abril mas, por causa das chuvas, a previsão é que seja inaugurado daqui a dois meses. Já no Garavelo as obras só começam com o início da seca, mas será entregue ainda este ano.
Cabe às concessionárias a administração dos terminais. Porém, ainda estão mal cuidados, sujos, sem fiscais suficientes. O que a CMTC pode fazer?
Muitos terminais não sofreram as alterações porque passarão por reforma em breve. No caso de onde já foi feita a reforma, como o Terminal Cruzeiro, a CMTC está fiscalizando e irá multar se os padrões de limpeza e segurança não forem seguidos.
Enquanto as reformas não vêm, fiscais não poderiam ser contratados para ajudar na organização dos terminais?
Sim. Essa é uma boa ideia e será repassada às concessionárias para melhorar as filas de embarque e até na limpeza.
Os cartões de integração diminuiriam o fluxo nos terminais, mas a adesão tem sido pequena. Falta divulgação?
Não sabemos porque o cartão não pegou. Vamos agora aos bairros para fazer esses cartões para a população. Eles facilitam muito a vida do usuário do transporte coletivo.
Por que a CMTC promoveu mudanças em 27 linhas sem consultar a população e sem divulgar as mudanças? Outras mudanças estão programadas? O que será feito?
As alterações feitas foram divulgadas de maneira correta. Mas nas próximas vamos intensificar mais o trabalho de informações ao usuário.
O serviço Corujão demorou três anos para ser implantado e só o foi depois de pressão popular. Por quê a demora?
Fizemos pesquisas para verificar a viabilidade do projeto e só então lançar as linhas. Até hoje a adesão ao serviço tem sido mínima.
Por falar em adesão mínima, como está o Citybus?
Depois das alterações que fizemos está muito bem, em algumas linhas anda sempre lotado. Mas ainda não há previsão de ampliar o serviço.
Como o senhor vê as denúncias que, indiretamente, sugeriram ter havido corrupção por parte do poder público no processo de licitação do transporte coletivo?
Tenho plena convicção na transparência das licitações que envolveram a CMTC.
Fonte: O Popular