Novos corredores ganham forma (85, da T-7 e da T-9)

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Prefeitura começa a implementar este mês faixas preferenciais de ônibus da 85, da T-7 e da T-9

Mais três corredores preferenciais para o transporte coletivo em Goiânia começam a ser implantados neste mês pela Prefeitura. Ainda nesta semana, no período noturno, servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) iniciam a sinalização horizontal e vertical na Avenida 85, a partir da Praça Cívica e que vai até o final da Avenida S-1. As Avenidas T-7 e T-9 receberão as alterações logo em seguida.

O anúncio das obras foi feito na manhã de ontem pelo prefeito Paulo Garcia (PT) em um seminário sobre mobilidade urbana. A Prefeitura ainda espera a liberação de recursos pelo Ministério das Cidades, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a implantação total dos corredores, que inclui aparelhos de fiscalização eletrônica, reconstrução de calçadas e readequação urbana.

Por enquanto, o serviço será a implantação da sinalização, ou seja, pintura das vias e instalação de placas. Na Avenida 85, a expectativa da titular da SMT, Patrícia Veras, é que o serviço seja concluído até o final do mês, em função do período de chuvas. O estacionamento na pista da direita em toda a extensão será proibido, inclusive na Avenida S-1. Na pista interna dos viadutos não haverá faixa preferencial.

EDUCAÇÃO

Após o término da sinalização, a SMT promete dar um tempo para a educação dos motoristas e, depois, fiscalizar com aplicação de multas. Em todo o corredor, os motoristas não poderão estacionar, não vão trafegar na faixa preferencial do ônibus por mais de uma quadra, tendo de realizar a conversão ou entrar em alguma vaga de estacionamento.

A informação da SMT é que o corredor será feito em toda a extensão da Avenida 85, mesmo nos locais em que há apenas duas pistas de tráfego, como nas proximidades da Praça Cívica, no sentido bairros-centro. Em seguida, o mesmo trabalho será feito na Avenida T-7, onde também haverá a mudança no tempo dos semáforos. O trabalho na T-9 será o último a ser feito.

O coordenador de Corredores Preferenciais e Bicicletas Públicas da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, afirma que os semáforos na T-7 passarão a ser de dois tempos, ou seja, com menor período de espera pelos motoristas. No local, são seis semáforos que serão alterados. Afonso revela ainda que, ao todo, 33 linhas de ônibus serão beneficiadas pelos corredores.

“Nossa intenção é que a população usuária do transporte coletivo já sinta as mudanças no trânsito apenas com a sinalização, especialmente com o aumento da velocidade dos ônibus”, afirma Sávio Afonso. A secretária Patrícia Veras argumenta que a população já está se acostumando com os corredores, por já ocorrer em outros locais, como a Avenida T-63 e Corredor Universitário.

Veras explica que a implantação da sinalização antes da verba para a obra dos corredores se dá porque a SMT já possui projeto de revitalização das vias, como ocorreu na Avenida 24 de Outubro.

Debate sobre eixos de progresso

A Prefeitura de Goiânia realizou ontem um debate para discutir soluções para questões como mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável e tecnologia aplicada à gestão pública da cidade. No evento, além de convidados, secretários municipais compartilharam experiências nestes temas. “É a integração de conhecimento entre boa parte da equipe desta administração, que se une cada vez mais para cumprir com seus deveres”, ressaltou o prefeito Paulo Garcia, que abriu os detabes.

Foi o caso da palestra apresentada pelo diretor de Planejamento e Gestão Sustentável da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semdus), Sérgio Wiederhecker, que falou sobre a “Tecnologia Aplicada à Gestão da Cidade - A experiência de Seul, Coreia”. Debateram com ele sobre o assunto a secretária municipal de Defesa Social, Adriana Accorsi, e Rodrigo Dias Fernandes, da Microsoft. Wiederhecker fez um breve retrospecto histórico sobre Seul e, em seguida, apresentou exemplos de como a tecnologia alcançada por eles pode ser aplicada de forma eficaz em Goiânia.

Representante do Instituto Rua Viva-BH, Ricardo Mendanha debateu com a secretária municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Patrícia Veras, e o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi - Goiânia), Ilézio Inácio, sobre a mobilidade no Brasil e os principais conflitos no trânsito. Para ele, é fundamental que se veja os modais de transporte (bicicleta, ônibus, carro etc) como formas integradas de solução para o trânsito.

Por fim, uma terceira palestra, com os presidentes do Secovi-Goiás, Marcelo Baiocchi, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiânia, John Silveira, discutiram, junto com o secretário de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Nelcivone Melo, o entendimento histórico do processo que envolve os crescimentos urbano mundial e local e quais as principais políticas públicas para que esse desenvolvimento seja cada vez mais sustentável em todas as áreas da atual administração.

Conclusão deve ocorrer somente após liberação de verbas do PAC

Nos três corredores, apenas as Avenidas 85, T-7 e T-9 receberão alterações por enquanto. O restante terá modificações apenas com a chegada da verba do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC). A Prefeitura de Goiânia espera que até o fim de janeiro o Ministério das Cidades possa divulgar se os projetos da capital foram aprovados. A liberação dos recursos deve ocorrer até meados de 2014.

A verba será utilizada para a implantação de fiscalização eletrônica e readequação urbana, como alteração nas calçadas, nos pontos de ônibus e de paisagismo. Os corredores também serão ampliados para integrar a cidade. No caso da Avenida 85, por exemplo, ele chegará até o Parque Amazônia, pela Avenida Feira de Santana, e seu fim será na Praça Nossa Senhora de Fátima, a uma quadra da Avenida Rio Verde, por onde passará o projeto do BRT (Bus Rapid Transit). O Corredor 85 será integrado com os Corredores da T-63 e da T-9, no cruzamento entre as avenidas.

Fonte: Jornal O Popular