Renovada Concessão do Eixo Anhanguera

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Ma­ri­na Du­tra

Com cin­co vo­tos fa­vo­rá­veis, mem­bros da Câ­ma­ra De­li­be­ra­ti­va do Tran­s­por­te Co­le­ti­vo (CDTC) de­ci­di­ram on­tem, em re­u­ni­ão, pe­la re­no­va­ção da con­ces­são do Ei­xo Anhan­gue­ra pa­ra a Me­tro­bus por mais 20 anos. O con­tra­to, que ven­ce­ria no dia 31 de de­zem­bro des­se ano, ti­nha si­do re­no­va­do por mais 90 di­as na se­ma­na pas­sa­da. “Esta de­ci­são re­pre­sen­tou uma gran­de vi­tó­ria pa­ra nós e pa­ra o usu­á­rio que usa o tran­s­por­te to­dos os di­as. O Ei­xo A­nhan­­gue­ra não po­dia con­ti­nu­ar nes­se im­bró­glio”, dis­se o pre­si­den­te da CDTC, Pau­lo Gon­çal­ves, também secretário Estadual de Ci­da­des.

A re­u­ni­ão da CDTC, que é com­pos­ta por no­ve mem­bros, con­tou com a pre­sen­ça de seis de­les. Não compareceram o pre­fei­to de Go­i­â­nia, Pau­lo Gar­cia, o pre­fei­to de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, Ma­gui­to Vi­le­la, e o se­cre­tá­rio Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to, Se­bas­ti­ão Ri­bei­ro de Sou­za. Ape­sar de te­rem par­ti­ci­pa­do da re­u­ni­ão, o pre­si­den­te da Agên­cia Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to (AMT), Mi­guel Ti­a­go e o pre­si­den­te da Com­pa­nhia Mu­ni­ci­pal de Tran­spor­te Co­le­ti­vo (CMTC), Mar­cos Mas­sad, se ab­sti­ve­ram de vo­tar.

Se­gun­do Gon­çal­ves, o im­pas­se so­bre a con­ces­são do “Ei­xão” con­tri­bu­iu pa­ra a per­da de quase R$ 320 mi­lhões em re­cur­sos do go­ver­no fe­de­ral pa­ra in­ves­ti­men­tos na área.

“Com es­te im­pas­se, a po­pu­la­ção per­deu mui­tos in­ves­ti­men­tos que po­de­ri­am ter si­do fei­tos”, criticou. “A re­no­va­ção foi ne­ces­sá­ria, por­que o go­ver­no já ha­via si­na­li­za­do in­te­res­se. Ele po­de con­ti­nu­ar sub­si­di­an­do a ta­ri­fa que be­ne­fi­cia os usu­á­rios”, dis­se o presidente da CDTC.

Pa­ra o pre­si­den­te da Me­tro­bus, De­va­nir Fer­rei­ra So­bri­nho, a con­ces­são por mais 20 anos pa­ra o Ei­xo Anhanguera vai pos­si­bi­litar a re­for­ma de to­do o sis­te­ma vi­á­rio. “Se­rá um tem­po su­fi­ci­en­te pa­ra se in­ves­tir no sis­te­ma. A me­lho­ria se­rá enor­me, por­que te­re­mos um no­vo mo­de­lo, mais mo­der­no e con­for­tá­vel pa­ra os usu­á­rios”, afirmou Sobrinho. Segundo ele, se­rão ne­ces­sá­rios R$ 300 mi­lhões pa­ra a re­for­ma, que in­clui tam­bém a re­cons­tru­ção de cin­co ter­mi­nais e 19 pla­ta­for­mas de em­bar­que e de­sem­bar­que. “Sem con­tar a re­vi­ta­li­za­ção, ur­ba­ni­za­ção e ar­bo­ri­za­ção de to­da a li­nha”, disse.

Fu­tu­ra­men­te, a ex­ten­são do sis­te­ma pa­ra de­mais ci­da­des da re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na de Go­i­â­nia po­de­rá cus­tar mais R$ 200 mi­lhões. “A de­ci­são de ho­je (ontem) foi to­ma­da com mui­ta in­te­li­gên­cia. Es­ta­mos pre­ven­do que da­qui a um tem­po, o Ei­xo po­de­rá be­ne­fi­ci­ar qua­se 740 mil usu­á­rios por dia. Atualmente, o nú­me­ro de pas­sa­gei­ros que uti­li­za o sis­te­ma che­ga a 270 mil”, informou.

REDUÇÃO DE TARIFA
Com a re­no­va­ção da con­ces­são, Sobrinho disse que se­rá pos­sí­vel re­du­zir a ta­ri­fa, por meio de re­cur­sos e ne­go­ci­a­ções com o Es­ta­do, a Uni­ão e em­pre­sas pri­va­das. O pro­je­to da re­for­ma já es­tá pron­to a­guar­dan­do ape­nas a li­be­ra­ção de ver­bas. Os no­vos ôni­bus tru­ca­dos vão usar o sis­te­ma Tran­spor­te Rá­pi­do em Ôni­bus (BRT), que já exis­te nas gran­des ci­da­des de to­do o mun­do.

O presidente da Metrobus ainda cri­ti­cou a ab­sten­ção dos vo­tos de Mi­guel Ti­a­go (AMT) e Mar­cos Mas­sad (CMTC), du­ran­te a re­u­ni­ão. “Eles par­ti­ci­pa­ram, mas se re­ti­ra­ram no mo­men­to da vo­ta­ção. Que­ri­am que es­sa con­ces­são não fos­se re­no­va­da”, dis­se. Na se­ma­na pas­sa­da, o se­cre­tá­rio de go­ver­no da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, Os­mar Ma­ga­lhã­es, Mar­cos Mas­sad e a equi­pe de tran­si­ção do go­ver­na­dor elei­to Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB), de­ci­di­ram pe­la pror­ro­ga­ção da con­ces­são por mais 90 di­as.

Nos bas­ti­do­res, co­men­tava-se que a CMTC te­ria in­te­res­se em pas­sar a ges­tão do Ei­xo pa­ra a ini­ci­a­ti­va pri­va­da. O pra­zo de 90 di­as de pror­ro­ga­ção se­ria su­fi­ci­en­te por lei, pa­ra ser co­lo­ca­do um no­vo edi­tal de li­ci­ta­ção da li­nha.

Fonte: Jornal o Hoje