Renovada Concessão do Eixo Anhanguera
Marina Dutra
Com cinco votos favoráveis, membros da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) decidiram ontem, em reunião, pela renovação da concessão do Eixo Anhanguera para a Metrobus por mais 20 anos. O contrato, que venceria no dia 31 de dezembro desse ano, tinha sido renovado por mais 90 dias na semana passada. “Esta decisão representou uma grande vitória para nós e para o usuário que usa o transporte todos os dias. O Eixo Anhanguera não podia continuar nesse imbróglio”, disse o presidente da CDTC, Paulo Gonçalves, também secretário Estadual de Cidades.
A reunião da CDTC, que é composta por nove membros, contou com a presença de seis deles. Não compareceram o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e o secretário Municipal de Planejamento, Sebastião Ribeiro de Souza. Apesar de terem participado da reunião, o presidente da Agência Municipal de Trânsito (AMT), Miguel Tiago e o presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), Marcos Massad, se abstiveram de votar.
Segundo Gonçalves, o impasse sobre a concessão do “Eixão” contribuiu para a perda de quase R$ 320 milhões em recursos do governo federal para investimentos na área.
“Com este impasse, a população perdeu muitos investimentos que poderiam ter sido feitos”, criticou. “A renovação foi necessária, porque o governo já havia sinalizado interesse. Ele pode continuar subsidiando a tarifa que beneficia os usuários”, disse o presidente da CDTC.
Para o presidente da Metrobus, Devanir Ferreira Sobrinho, a concessão por mais 20 anos para o Eixo Anhanguera vai possibilitar a reforma de todo o sistema viário. “Será um tempo suficiente para se investir no sistema. A melhoria será enorme, porque teremos um novo modelo, mais moderno e confortável para os usuários”, afirmou Sobrinho. Segundo ele, serão necessários R$ 300 milhões para a reforma, que inclui também a reconstrução de cinco terminais e 19 plataformas de embarque e desembarque. “Sem contar a revitalização, urbanização e arborização de toda a linha”, disse.
Futuramente, a extensão do sistema para demais cidades da região metropolitana de Goiânia poderá custar mais R$ 200 milhões. “A decisão de hoje (ontem) foi tomada com muita inteligência. Estamos prevendo que daqui a um tempo, o Eixo poderá beneficiar quase 740 mil usuários por dia. Atualmente, o número de passageiros que utiliza o sistema chega a 270 mil”, informou.
REDUÇÃO DE TARIFA
Com a renovação da concessão, Sobrinho disse que será possível reduzir a tarifa, por meio de recursos e negociações com o Estado, a União e empresas privadas. O projeto da reforma já está pronto aguardando apenas a liberação de verbas. Os novos ônibus trucados vão usar o sistema Transporte Rápido em Ônibus (BRT), que já existe nas grandes cidades de todo o mundo.
O presidente da Metrobus ainda criticou a abstenção dos votos de Miguel Tiago (AMT) e Marcos Massad (CMTC), durante a reunião. “Eles participaram, mas se retiraram no momento da votação. Queriam que essa concessão não fosse renovada”, disse. Na semana passada, o secretário de governo da Prefeitura de Goiânia, Osmar Magalhães, Marcos Massad e a equipe de transição do governador eleito Marconi Perillo (PSDB), decidiram pela prorrogação da concessão por mais 90 dias.
Nos bastidores, comentava-se que a CMTC teria interesse em passar a gestão do Eixo para a iniciativa privada. O prazo de 90 dias de prorrogação seria suficiente por lei, para ser colocado um novo edital de licitação da linha.
Fonte: Jornal o Hoje