Aparecida realizará obras com US$ 35 mi do banco andino
Aparecida de Goiânia, 17 de dezembro de 2010 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inicia em 2011 a construção de três eixos viários e do Polo Tecnológico do município. As obras serão realizadas com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF)/Banco de Desenvolvimento da América Latina. A prefeitura conseguiu a aprovação de financiamento de 35 milhões de dólares, com contrapartida igual do município, para a execução do Programa de Reestruturação Viária na Bacia do Ribeirão Santo Antônio. “Nos próximos dias, devemos receber a minuta do contrato”, sublinhou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB).
Conforme o peemedebista, Aparecida será a primeira cidade do Centro-Oeste a receber recursos da instituição. As negociações para isso tiveram início no ano passado, em julho, intermediada pela representante da CAF no Brasil, Moira Paz-Estenssoro, que garantiu a concretização do empréstimo por parte do organismo internacional. “Trata-se de um conjunto de ações de impacto, que prevêem além da pavimentação, a edificação de pontes, bueiros e toda a estrutura de desenvolvimento urbano necessária, atentando-se, claro às questões ambientais”, resumiu Maguito.
Segundo o secretário da Fazenda de Aparecida, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, os principais eixos do programa, além do asfalto em bairros residenciais, são as vias estruturantes. O projeto prevê a construção do Eixo Norte Sul 1 (paralelo à BR-153), que ligará o Jardim Bela Vista ao Setor Rosa dos Ventos. Outros dois eixos serão implantados na Região Leste de Aparecida: o Norte Sul 5 – via de ligação da Avenida Rio Verde nas proximidades do Bairro Cardoso, com intercessão no Anel Viário, no Setor Cidade Vera Cruz, à Avenida Independência, no Bairro Independência –, e o Eixo Norte Sul 3, paralelo à BR-153, na Região Oeste de Aparecida, que ligará a Avenida São Paulo, na Vila Maria, ao Polo Empresarial Goiás, e em seguida, ao Setor Solar Central Park, próximo ao Centro de Cultura José Barroso.
Além dessas obras, os recursos serão empregados na implantação do Polo Tecnológico do município. O centro tecnológico será implantado entre o Polo Empresarial Goiás e a unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) em Aparecida. A região dotada de infraestrutura necessária para abrigar a empresas de alta tecnologia. A aprovação do financiamento ocorreu dentro do cronograma da Secretaria da Fazenda. ”Após isso, a prefeitura poderá iniciar a licitação para as obras”, explicou o secretário da Fazenda.
HISTÓRICO - A Corporação Andina de Fomento (CAF) começou sua atuação em cinco países andinos. Hoje integra um grupo de 18 países da América Latina e Espanha, passando, com isso, a se denominar CAF/ Banco de Desenvolvimento da América Latina. O banco oferece financiamento com baixos juros e carência de seis anos, e já tem cerca de 1,2 bilhão aplicado no Brasil.
Fonte: Prefeitura de Goiânia