Começam Olimpíadas Escolares
Flávia Moreno
Começa hoje em Goiânia a sexta edição das Olimpíadas Escolares 2010 para atletas com idade entre 15 e 17 anos. No total, 1.119 instituições de ensino – 741 públicas e 458 particulares –participam da competição, que teve 3.750 atletas inscritos de todo o Brasil, sendo 260 goianos: 144 por Goiás e 116 por Goiânia. O evento, que terá disputas em 12 modalidades, tem como objetivo, segundo o gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro, e diretor-geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, estimular a prática esportiva nas escolas e levar cidadania aos alunos, além de revelar talentos para o esporte nacional. “Poderemos detectar competidores aptos a disputar as Olimpíadas de 2016, pois já terão idade para participar das competições”. As Olimpíadas Escolares serão realizadas até o próximo dia 12.
Além de incluir mais três modalidades ao evento – ciclismo, ginástica rítmica e taekwondo – a presença de observadores estrangeiros de cinco continentes e atletas olímpicos consagrados faz desta a maior mais importante edição das Olimpíadas Escolares. Quatorze observadores estrangeiros e representantes de diversos Comitês Olímpicos também estarão presentes nas competições. “Como embaixadores do programa, os atletas estimulam os alunos e novos atletas a praticarem esportes e investirem nisso”, destacou Edgar.
Os 11 atletas que estão participando da programação como embaixadores – Maurren Maggi (atletismo), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Diogo Silva (taekwondo), Daniele Hypólito (ginástica artística), Ligia Silvia (tênis de mesa), Nicole Muller (ginástica rítmica), Adriana Behar (vôlei de praia), Nalbert Bitencourt (vôlei), Lenisio Teixeira (futsal), Bruno Souza (handebol) e João Derly (judô) – além de interagir com os alunos, participam de atividades como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação e atividades culturais.
A ginasta Daniele Hipólito, medalhista nos Jogos Pan-americanos, Olimpíadas de Atenas e Sidney, esteve ontem na abertura dos jogos e esta é a quarta vez que participa como embaixadora do evento escolar. “É muito importante estimular o esporte e uni-lo à educação. E esse evento é um celeiro de talentos, pois daqui podem sair vários atletas olímpicos”. A atleta destacou ainda que competir é o mais importante. “É preciso aprender o esporte e não apenas ser um campeão, pois o que vale é ser vencedor na vida”.
Nicole Muller, que pratica ginástica rítmica desde os 9 anos, e faz parte do grupo, afirma que a proximidade com os novos atletas é importante para incentivá-los. “Estamos aqui para interagir com eles e passar nossas experiências de vida estimulando-os a investir no esporte”.
Estrutura
Para receber as Olimpíadas Escolares 2010, Goiânia participou da disputa com outros Estados. Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Luis Carlos Orro, ser sede deste evento é importante para o esporte na capital e também sua economia. “A cidade e todo o Estado estão ganhando com a realização deste evento, pois, além de ser um exemplo para a juventude, é um grande movimento para a economia”, destacou ele.
Vinte e oito hotéis foram reservados para atender competidores, técnicos, médicos, professores e colaboradores dos jogos que serão disputados em 16 locais, como no Sesc Faiçalville, na pista de Atletismo da Universidade Católica de Goiás (PUC), Ginásio Rio Vermelho, Colégios Santo Agostinho, Novo Ateneu Dom Bosco, Hugo de Carvalho Ramos, entre outros. De acordo com o secretário, mais de 50 mil refeições serão servidas ao longo dos dez dias da programação.
Essas Olimpíadas são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte com a direção técnica das Confederações Brasileiras e apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia e do governo do Estado de Goiás. No ano que vem as Olimpíadas desta categoria serão realizadas em Joinville.
Fonte: Jornal O Hoje