Suzuki vai instalar fábrica em Goiás
Montadora deve anunciar o local da unidade até setembro. Catalão, Itumbiara e Caldas Novas pleiteiam empresa
A Suzuki Veículos do Brasil (SVB) deve anunciar até setembro a localização de sua fábrica no Estado de Goiás. Catalão, Caldas Novas e Itumbiara são as cidades que pleiteiam a sede da unidade. No entanto, o grupo Souza Ramos, responsável pela concessão da fábrica, ainda discute com a matriz a vinda da empresa para o Brasil. Não há ainda informações oficiais sobre a chegada da empresa.
Catalão sai na frente das demais localidades em função de já ser a sede da importadora da marca, responsável pela nacionalização dos carros que chegam ao País. Por já existir uma atividade na região, o secretário da Indústria e Comércio da cidade, Nilson João, acredita que as chances de o município sediar uma nova fábrica automotiva nos próximos anos são grandes.
O prefeito Velomar Rios (PMDB) é mais reticente em relação ao assunto. O chefe do Poder Executivo alega que na última reunião que teve com o empresário Eduardo Souza Ramos, proprietário do grupo concessionário, foi informado que ainda não havia nenhum contrato de linha de montagem com a Suzuki e que só depois se decidiria o local.
Segundo a assessoria da SVB, estão sendo realizados estudos de viabilidade da empresa, tanto em relação à fábrica em si, quanto à cidade-sede. Com estes estudos, o prazo para a divulgação do empreendimento foi prorrogado do final deste mês para setembro ou ainda em outubro, quando serão tornados públicos a capacidade, o investimento na unidade e a sede.
“Nunca manifestaram nada sobre o assunto”, destacou o prefeito, reforçando crer que o anúncio da fábrica pode ser adiado para o próximo ano, em função das eleições de outubro. “Pode ser que as negociações com a matriz ainda demorem, não sabemos”, completou. O anúncio para os próximos dias é esperado em função da própria empresa ter marcado para esta data a publicação da cidade-sede da fábrica.
No município, a atuação da SVB é de receber os automóveis via Espírito Santo, nacionalizá-los e comercializá-los para o restante do País. Velomar Rios salienta ainda que a Suzuki age em Catalão atualmente com o mesmo processo utilizado pela Mitsubishi na cidade, cuja concessão também é do grupo Souza Ramos e que possui fábrica na cidade há 12 anos.
MITSUBISHI
Para os próximos cinco anos, a Mitsubishi Motors do Brasil investirá R$ 800 milhões na unidade de Catalão. A ampliação da fábrica conta com a construção de mais 32 mil metros quadrados que receberá as novas linhas, incluindo uma nova na área de pintura. A expectativa é de aumentar a capacidade produtiva para 100 mil veículos anuais, o dobro da atual.
A fábrica possui 14 mil metros quadrados de área construída. No início, em 1998, a produção era de 1,2 mil carros e possuía 300 funcionários. Hoje, 3,2 mil pessoas trabalham na Mitsubishi de Catalão, número que deve chegar a 4 mil a partir de 2011, com a ampliação. Calcula-se que 80% dos funcionários são da própria região.
O prefeito Velomar Rios enfatiza que a grande importância de ampliar a fábrica é mesmo a duplicação da capacidade da produção. “Isto vai elevar o número de empregos, ajuda em muito no nosso PIB e aumenta o dinheiro em circulação na cidade”, argumenta. Além de produzir mais carros Pajero TR4 e Sport, a linha Pajero deverá ser fechada em 2011 com a montagem do Dakar.
Elétricos
Ainda existe a expectativa da produção de veículos do tipo Lancer e também de carros elétricos até 2015, com a ampliação. Já este ano ocorre a construção física das novas linhas de montagem na fábrica e o maior gargalo continua sendo a capacitação da mão de obra. “Mas, se nós temos este problema, imagina outras cidades que ainda caminham na produção de automóveis”, analisa o secretário Nilson João.
O secretário pontua que todas as entidades do sistema “S” estão em Catalão, sendo responsáveis pela qualificação da mão de obra na região. Além disso, a prefeitura realiza o Programa de Capacitação Profissional, que já formou 900 jovens para trabalhar nas indústrias da cidade. “Aqui temos o Senai, Senac, Senar... Podemos realizar a profissionalização com eficácia”, garante.
Velomar Rios afirma que atualmente há uma grande procura de capacitação profissional por parte dos jovens catalanos e isso reflete a expectativa das pessoas em trabalhar na indústria automotiva. “Não tenho dúvidas de que somos o polo automobilístico do Estado de Goiás e um dos maiores do País, mesmo que Anápolis seja sede da Hyundai, com o Grupo Caoa”, determina.
O Grupo Souza Ramos, que administra a Mitsubishi em Catalão, atua por meio da empresa MMCB, que é importadora, distribuidora e produtora da marca desde 1990. Catalão é a quarta maior cidade arrecadadora de ICMS do Estado e possui o quinto maior PIB. Segundo Nilson João, o produto interno bruto do município é cerca de 50% de responsabilidade da fábrica de automóveis. Além disso, a cidade ainda é sede da unidade de colheitadeiras da John Deere.
Fonte: Diário da Manhã
8 comentários
Write comentáriospoxa podia ir pra caldas novas, tenho ksa lah e pretendo voltar a morar lah. Susuki otima opção de emprego!
ReplyVai ficar em Catalão msm, não tem geito de deixar escapar essa fabrica não....
ReplySVB em Catalao!
ReplyAcho que não essa fábrica vai para Itumbiara, pois Catalão é uma cidadezinha esquecida no mapa.
Replya partir do ano q vem vou trabalhar na fabrica de carros suzuki , aki em itumbiara....
ReplyEssa fabrica tinha que vir para Anápolis, ficaria melhor para a empreza e para os funcionario, esperiençia ja temos. So falta salario!
ReplyNa verdade e melhor a cidade de itumbiaria.
ReplyE eu tenho certeza que vou mandar meu curiculo para la, e pretendo trabalhar la , no momento eu trabalho na HYUNDAY mas pretendo sair de la la nao temos chance de subir de cargo e o salario e horrivellllllllllll!
Gostaria de saber como faço pra enviar curriculo
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