AMOB Lança Programa Calçada Ecológica

11:38 0 Comments A+ a-

Além de mudar o visual das vias públicas, as obras desse programa tornarão as calçadas transitáveis para qualquer pedestre e facilitarão a absorção e escoamento das águas da chuva.

A Agência Municipal de Obras (Amob) revitaliza mais um patrimônio público em Goiânia por meio do Programa Calçada Permeável e Acessível a Todos.

A primeira calçada acessível e permeável foi implantada nas dependências da própria AMOB, onde a calçada, que antes era usada como estacionamento de veículo e era de difícil acesso, agora é destinada a todos os pedestre.

Além de mudar o visual das vias públicas, as obras desse programa tornarão as calçadas transitáveis para qualquer pedestre (crianças, velhos, adultos, portadores de mobilidade reduzida, etc) e facilitarão a absorção e escoamento das águas da chuva.

As engenheiras da Amob, Valéria Vasconcelos e Matilde Melo, relatam que absorção da água da chuva pelo solo contribui para a redução das incidências de alagamento, abastece o lençol freático e reduz os gastos públicos com a instalação de galerias de água pluvial. Ainda segundo elas, no projeto da calçada permeável são incluídas construções de dispositivos que melhoram a absorção da água da chuva no solo, como, por exemplo, as valas e os poços de infiltração.

Segundo o presidente da Amob, Francisco Almeida, os gastos com a implantação de galerias de águas pluviais na cidade de Goiânia podem chegar a R$1.529,00 o metro. “O objetivo principal do projeto Calçada Permeável e Acessível a todos é favorecer o aumento da capacidade de absorção de água pelo solo e permitir a acessibilidade dos pedestres às calçadas, retirando degraus, entulhos e lixos, contribuindo para uma cidade sustentável”, relata o presidente.

O projeto teve início após alguns trabalhos desenvolvido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (CREA-GO) para tornar as calçadas acessíveis aos portadores de mobilidade reduzida. A abrangência do projeto expandiu e agora o projeto também será usado como referência em uma cartilha a ser apresentada à sociedade goianiense com o objetivo de ensinar a população a construir calçadas acessíveis e permeáveis.

Dessa forma, com a continuidade desse projeto, a cidade de Goiânia ficará mais agradável visualmente, permitirá melhoria ao tráfego dos pedestres, e contribuirá para uma cidade sustentável.

A inauguração da primeira calçada desse projeto será realizada no próximo dia 03, nas dependências da AMOB, e contará com a presença do prefeito de Goiânia, Dr. Paulo Garcia.

Reportagem: Gilson Alves
Fonte: Prefeitura de Goiânia
Foto: Dilvigação