Educação do Município de Goiânia Supera Nível Nacional
O Ensino Fundamental oferecido pela Rede Municipal registrou nível de qualidade superior à média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentada pelo Ministério da Educação (MEC).
O Ensino Fundamental oferecido pelo Município de Goiânia registra nível de qualidade superior à média nacional do Ideb apresentada pelo MEC. Três escolas da rede municipal apresentam índice equiparados a países considrados desenvolvidos.
O Ensino Fundamental oferecido pelo Município de Goiânia registrou nível de qualidade superior à média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). O avanço, constatado entre 2007 e 2009, foi calculado com base nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em informações do Censo Escolar.
Dessa forma, Goiânia está a frente das metas previstas pelo MEC para o ano de 2013. Os alunos da Rede Municipal de Educação (RME) atingiram índices de 5,1 para os anos iniciais e 3,8 para os anos finais, sendo que as projeções para 2013 são respectivamente 5,0 e 3,7. O resultado indica que o Ensino Municipal avançou em quatro anos o que era previsto para oito.
A melhoria dos indicadores de Goiânia é resultado de investimentos na formação continuada de educadores, ampliação da jornada escolar em quase 50% das instituições que atuam no Ensino Fundamental, planejamento estratégico junto às unidades que não atingiram o índice municipal em 2007 e o compromisso dos profissionais da Educação que trabalham na Prefeitura.
Primeiro Mundo
Algumas escolas de Rede Municipal atingiram ou superaram índices previstos para 2021, equiparando-se a patamares observados em países considerados desenvolvidos. A Escola Municipal em Tempo Integral Francisco Bibiano, localizada no Setor Criméia Oeste, teve o melhor desempenho da Rede Municipal, com o indicador de 7,1. O dado, comparado à avaliação feita em 2007, revela uma melhoria de mais de 50%.
Outro destaque, também na Educação Integral, é a Escola Municipal Residencial Barravento. A instituição, localizada na Região Oeste, foi inaugurada há pouco mais de um ano e já está rankeada entre as melhores segundo o Ideb, com um índice 6,6. Em terceiro lugar na Rede Municipal, com indicador de 6,4 para os anos iniciais, ficou a Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito, no Jardim Balneário Meia Ponte, Região Norte da cidade.
Para a secretária Municipal de Educação, Márcia Carvalho, a avaliação positiva das escolas é resultado de medidas que englobam a ampliação da permanência do aluno nas instituições, tanto durante nos dias úteis quanto aos finais de semana. Nas unidades municipais de ensino os educandos (alunos) recebem conteúdos do currículo básico e participam de oficinas de arte, esporte, cultura e reforço escolar. “A Rede Municipal de Educação se prepara para, dentro de dez anos, levar a Educação em Tempo Integral a todos os alunos do Ensino Fundamental. Nossa meta é universalizar essa modalidade educacional”, afirma a secretária
Ideb
O Ideb foi criado em 2005 e mede a qualidade de cada Instituição e de cada Rede de Ensino no Brasil. O cálculo é feito com base em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O indicador é medido a cada dois anos com o objetivo de que o país atinja, em 2021, a nota 6 que corresponde à qualidade de ensino em países desenvolvidos. São considerados conhecimentos em língua portuguesa, matemática e aspectos como assiduidade, taxa de aprovação e rendimento.
Reportagem: Assessoria de Comunicação da SME
1 comentários:
Write comentáriosA escola do barravento ficou no rank em menos de dois anos será porque? Devido ao trabalho das outras escolas proximas que preparam os alunos que transferiram para ela. E não porque a escola é de tempo integral.Quer dizer que faz milagre da noite para o dia. Quanta hipocrisia. Até porque a maioria dos alunos de lá foram alunos anteriormente da Escola Amancio que não é de tempo integral.
Reply