Prefeitura de Goiânia abre licitação para dois viadutos e ponte

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Intenção administração municipal é iniciar obras ainda neste ano, todas sob a justificativa de aliviar o tráfego de veículos em razão do adensamento urbano, ao custo de R$ 46,8 milhões A solução para desafogar o tráfego de veículos do trânsito em três pontos que são gargalos em Goiânia vai ser proposta pela Prefeitura com a construção de viadutos e ponte. Já estão lançados três editais de licitação para a execução das obras viárias. A abertura dos envelopes está prevista para maio em todos os casos e se referem à construção de um viaduto sobre a BR-153, do Setor Leste Universitário ao Jardim Novo Mundo, o viaduto da Avenida Jamel Cecílio com a Marginal Botafogo e o prolongamento da Avenida dos Alpes com ponte sobre o Córrego Cascavel, na Região Sudoeste.

Ao todo, a previsão é que a Prefeitura gaste cerca de R$ 46,8 milhões para a realização das obras que constam na relação estimada em R$ 1 bilhão para novas construções na capital até o final do mandato de Iris Rezende (MDB). O viaduto sobre a BR-153 sairá da Rua 117, cujo trecho final existente hoje é utilizado como estacionamento público, tendo até mesmo pinturas que delimitam os espaços dos carros e também “vagas” para idosos e motoristas com deficiência, além de ter piso com pedras hexagonais e não com o asfaltamento padrão.

A obra será responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), apesar de entrar no domínio da União, já que a BR-153 é federal. O secretário da Seinfra, Dolzonan da Cunha Mattos, explica que o projeto do viaduto foi feito em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, além disso, deve ser submetido à apreciação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Triunfo Concebra, concessionária responsável pela BR-153. A obra na Rua 117 não consta dentre as ordenadas pela ANTT para a empresa durante o processo de concessão.

No caso, a Triunfo deveria realizar dois viadutos em Aparecida de Goiânia e outro em Goiânia, na região do Aeroporto Santa Genoveva. Em relação à obra no Setor Leste Universitário, Mattos reitera que o local é de atribuição municipal e um antigo desejo, desde administrações anteriores, pela realização do chamado “viaduto da Celg”. O nome se dá porque a via passa ao lado da sede da, agora, Enel Goiás, que adquiriu a Celg em fevereiro de 2017. A Enel, no entanto, confirma que a área do viaduto é de domínio público, não sendo proprietária do espaço. Além disso, a Rua 117 hoje se encerra em um muro que fecha uma área da Saneago, localizada às margens da BR-153.

De acordo com a Saneago, a empresa informa que “não foi notificada da intenção da construção da obra do viaduto”. Considera ainda que “a área onde está localizado o Centro de Reservação Celg é da Saneago”. No entanto, o projeto que consta no processo de licitação não considera qualquer área para desapropriação. Mattos diz que a proposta é que a via seja construída fora da área de domínio tanto da Saneago quanto da Enel. Mas não haveria espaço para a passagem de duas vias entre os lotes sem a derrubada do muro.

O secretário afirma que já entrou em contato com a presidência da Triunfo Concebra para que a mesma receba o projeto e possa deliberar para que o mesmo seja realizado. “A nossa ideia é que todas as três licitações estejam prontas até o mês que vem e que possa ser aproveitado esse período de estiagem de agora para iniciar e finalizar”, conta Mattos. O projeto prevê que não será necessária a interrupção no tráfego da rodovia durante a realização da obra, que tem previsão de conclusão em 180 dias.

“Pode ser que, para montar a estrutura metálica, fique em meia pista, mas será rápido”, assegura. A obra vai permitir levar veículos entre os setores Leste Universitário e o Jardim Novo Mundo e a expectativa é que se diminua o congestionamento causado na rodovia com a Avenida Anhanguera.

Obra de 450 dias

Entre as três obras previstas para Goiânia, a mais demorada deve ser o viaduto da Avenida Jamel Cecílio com a Marginal Botafogo, com a previsão de duração em 450 dias, enquanto o viaduto da BR-153 e o prolongamento da Avenida dos Alpes estão previstos para serem finalizados em 180 dias.

Assim mesmo, o secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos, afirma que a obra deve ser iniciada mesmo sem o término da trincheira que está sendo construída na Avenida 136 com a Rua 90. Isso porque a 136 é a continuação da Jamel Cecílio e há bloqueio de tráfego na Rua 90 atualmente.

“Vamos aproveitar lá, não posso deixar terminar a trincheira para só depois começar o viaduto. Tem que fazer junto”, diz. A previsão é que a trincheira seja finalizada em novembro deste ano, enquanto que o viaduto só vai ficar pronto no segundo semestre de 2020. A construção prevê três níveis para o tráfego, com o elevado na Jamel Cecílio e o tráfego da Marginal passando por baixo.