Palmeiras são retiradas para obra do BRT na Rua 90, em Goiânia
Autorização permite a extirpação de até 844 espécimes, mas ação se deu apenas entre Praça do Cruzeiro e Rua 115
O consórcio construtor do Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul já realiza, há três dias, a retirada de palmeiras que estavam plantadas ao longo do corredor exclusivo do transporte coletivo da Rua 90. A autorização recebida pela obra junto à Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) permite a extirpação de até 844 espécimes, mas, neste primeiro momento, a ação será focada no trecho entre a Praça do Cruzeiro e a Rua 115, nas proximidades do Parque Areião. Ainda não se tem o cálculo de quantas árvores já foram retiradas do trecho específico.
Essa região já está sendo bloqueada para o tráfego de veículos em razão das obras de construção da trincheira da Rua 90 com a Avenida 136, na Praça Gibran Khalil. A obra teve início no começo deste mês e gerou transtornos no trânsito da capital em razão dos bloqueios.
A ideia de já fazer a retirada das árvores e iniciar as obras no trecho é justamente para que não se tenha que realizar novos bloqueios no tráfego em um momento futuro. “Estamos aproveitando que já está bloqueado para adiantar esse serviço. A ideia é que a Rua 90 seja já uma rua do BRT, revitalizada entre a Praça do Cruzeiro e a Rua 115”, disse o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos.
Compensação
Mattos explica que a licença ambiental da obra, feita pela Amma, permitiu a retirada das árvores em razão de uma compensação ambiental. Assim, para cada espécime retirado o consórcio responsável pela obra deverá plantar outras 15 árvores em locais diferentes da cidade. Serão plantadas espécimes nas calçadas da Rua 90, em que serão utilizadas as palmeiras jerivá, segundo explica o secretário.
“Vamos revitalizar toda a Rua 90, com novas calçadas, iluminação, com as estações, mobiliário. E as árvores vão ficar nas calçadas. Vamos deixar a 90 como uma avenida pronta do BRT, como está sendo com a Avenida Goiás Norte”, diz Mattos.
O secretário conta que chamou a atenção dos técnicos o modo como as palmeiras estavam plantadas ao longo da Rua 90. Isso porque o plantio foi feito sob o asfalto. Ou seja, colocaram apenas uma camada de substrato em cima da rua e plantaram os vegetais. “Não enraizavam, por isso elas estavam tão murchas. Agora vamos plantar outras nas calçadas do jeito certo.”
Polêmica
A obra do BRT gerou polêmica em 2015 justamente na Avenida Goiás Norte, quando foi feita a retirada de todos os Flamboyants que enfeitavam o canteiro central da via. Situação parecida ocorreu em junho de 2017, quando mais de 100 paineiras foram cortadas do canteiro central da Avenida 4ª Radial. No último caso, o projeto está parado e sem data para ser retomado.
Fonte: Jornal O Popular