Governo de Goiás e Iphan discutem trabalhos de revitalização da Praça Cívica

21:39 0 Comments A+ a-


Reunião foi realizada nesta segunda (25/3)

Em reunião com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Goiás (Iphan), Salma Saddi, o governador Ronaldo Caiado apresentou, nesta segunda-feira (25/3), a ideia de revitalizar a Praça Cívica, em Goiânia. A discussão, que contou também com a participação de representantes da Prefeitura de Goiânia, foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O objetivo do Goveno de Goiás é elaborar ações conjuntas para revitalizar e acolher moradores e visitantes no espaço. O governador Ronaldo Caiado quer unir forças para “apresentar o bem público corretamente ao povo”. Caiado frisou que "zelar pela conservação da praça ou de qualquer outro patrimônico cultural é obrigação dos gestores em todas as esferas, para que as pessoas possam conviver com sua própria história".

“Vamos recuperar todo o patrimônio, independente de quem o tenha feito. Quero total sintonia por parte de nossos secretários, a exemplo da sintonia que tenho com o prefeito. Temos que ter a noção maior da história de Goiás e de que aquilo que é do Estado precisa ser preservado”, afirmou.

A ideia de propor a reunião é fruto de um passeio do governador, no dia 17 de março, à Praça Cívica. A atividade já virou rotina de Caiado e Gracinha, quando dispõem de tempo livre em sua agenda. 

O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Aristóteles de Paula destacou a relevância desse trabalho integrado entre Estado e municípios. “Essa proximidade não é tão comum, por isso ficamos muito felizes. A Prefeitura tem total compromisso com o projeto de dar vida à Praça Cívica. Ter um governador que fica observando o que está acontecendo na Praça é um diferencial”. 

Também participaram da reunião, os secretários de Estado Rafael Rahif (Esporte), de Cultura (Edival Lourenço), coronel Newton Nery de Castilho (Casa Militar); os secretários municipais Fernando Santana (SMT), Gilberto Martins (Meio Ambiente) e de Cultura (Kleber Adorno); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mateus; e os superintendentes major Queren Hapuque de Leles (Administração do Palácio das Esmeraldas) e Azor Henrique Mendonça Ferro (Patrimônio Histórico e Artístico).

Fonte: A Redação
Foto: La do Alto