Municípios dão mais um passo para o Trem Turístico de Goiás

22:52 0 Comments A+ a-


Catalão, distante 260 km de Goiânia, sediou pela primeira vez o Seminário Nos Trilhos do Turismo e Cultura, que discute a implantação do Trem Turístico na Região da Estrada de Ferro. Representantes das demais cidades interessadas em participar do projeto, entre eles 6 prefeitos, estiveram no encontro.

Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Três Ranchos e Anápolis estão unidos para traçar a rota e a logística deste novo produto, que promete ser um marco para o Turismo em Goiás.

Durante o encontro, especialistas explicaram detalhes do projeto. Décio Coutinho, do Sebrae, falou sobre Turismo Criativo e Empreendimentos. O coordenador de Estruturação de Destinos Turísticos da Goiás Turismo, Luciano Guimarães, explicou a elaboração da viagem de trem.

O tema de Sonea Stival, coordenadora de Gastronomia da Goiás Turismo, foi Nos Trilhos da Gastronomia, com enfoque na valorização das comidas típicas dos municípios no trajeto da estrada de ferro. As políticas públicas recebem apoio da Autarquia, que tem orientado também nos trâmites para a liberação da linha e dos vagões. 

O próximo Seminário Nos Trilhos do Turismo e Cultura será daqui 30 dias em Caldazinha. O Trem Turístico vai passar pelas estações de cidades e povoados. Em arquitetura Art Déco, as ferroviárias foram quase todas restauradas, e estão prontas para fazer parte do projeto.

A ideia é aproveitar os trilhos como saída para os problemas financeiros, aumentar a oferta de emprego e incrementar a valorização da cultura, das artes, do folclore, da gastronomia, do artesanato e da música.