Obra de trincheira na Rua 90, em Goiânia, começa dia 1º
Vizinhança manifesta preocupação com impactos ambientais em lençol freático e prejuízos no comércio.
Rua 90 será bloqueada e o trânsito desviado para vias próximas. Titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) de Goiânia, Dolzonan Mattos disse ontem que as obras da trincheira da Avenida 136/Jamel Cecílio com a Rua 90, no Setor Sul, terão início na próxima segunda-feira, 1º de abril. A informação foi passada após encontro com um grupo de empresários e moradores da área de influência da futura construção que foi à pasta para obter mais informações sobre o projeto. O temor do impacto da obra no lençol freático e na mobilidade urbana dominou a discussão.
Mesmo com a certeza de que há um cronograma de obras estabelecido, o grupo, que ganhou o apoio dos vereadores Andrey Azeredo (MDB) e Dra. Cristina (PSDB), deixou a Seinfra na expectativa de analisar melhor o projeto nos próximos dias e tentar minimizar os impactos previstos. Reportagem do POPULAR no dia 21 deste mês revelou que o lençol freático raso na região da Rua 90, onde será cavado o túnel, é um dos fatores que tem preocupado. O empresário Mário Lúcio Sobrosa, há mais de 30 anos na região, voltou a citar o poço de observação do lençol freático construído nas proximidades. Segundo ele, no “meio da rua” a água poderá ser encontrada a aproximadamente 1,10 metro de profundidade. Os comerciantes vizinhos ao local têm medo de prejuízos nos negócios.
Dolzonan Mattos enfatizou no encontro que é preciso aproveitar o período de estiagem e que há dinheiro em caixa, o que indica que não haverá paralisação da obra. Presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), Eduardo Gomes entregou ao titular da Seinfra um abaixo-assinado com mais de 600 assinaturas, mas não saiu convencido da reunião. “As explicações não nos convenceram. Vamos realizar novas reuniões para discutir os rumos e projetos para a obra”. O mesmo grupo já tinha se encontrado com o prefeito Iris Rezende (MDB) em fevereiro para tratar do assunto.
Os empresários e moradores da área de influência da trincheira da Rua 90 assistiram uma apresentação sobre a sequência de obras. A primeira parte, conforme Dolzonan, será executada na parte interna do anel, na Avenida 136, o que deve durar em torno de 30 dias. Em seguida será cavado o túnel da Rua 90, obra também prevista para 30 dias. A expectativa é que o complexo esteja completamente pronto no final de novembro. O cronograma, como enfatizou o titular da Seinfra, foi acordado com o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no ano passado.
Sobre o lençol freático, Dolzonan Mattos não vê tanto problema como tem sido apresentado pelo grupo de empresários e moradores. “Nós temos estudos de sondagem. A pressão da água é pequena. Trata-se de uma obra simples e o dano ambiental não é tão grave. Se rebaixar um pequeno trecho, em nada interfere nos prédios vizinhos”. O túnel terá 7 metros de vão livre. O grupo não se convenceu e prometeu levar a questão para uma reunião com o procurador federal Hélio Telho, na próxima esta sexta-feira (29).
O vereador Andrey Azeredo pediu um prazo de 15 dias para que os empresários e moradores que serão afetados pela obra possam discutir com técnicos da Seinfra o planejamento do trabalho. “Isso não impede que a obra tenha início. Adaptações podem ser feitas para diminuir o desconforto em relação ao andamento da obra, mas não podemos nos dar o luxo de perder o período de estiagem”, afirmou o titular da Seinfra. Dolzonan explicou que a Avenida 136/Jamel Cecílio vai permanecer aberta durante toda a execução do trabalho, mas a Rua 90 ficará fechada da Praça do Cruzeiro até o Parque Areião. O plano de circulação de veículos prevê desvio de tráfego, tanto do transporte coletivo quanto do transporte individual.
Fonte: Jornal O Popular