Caiado discute implantação de VLT no Eixo Anhanguera
Empresa chinesa responsável pelo Veículo Leve sobre Trilhos também pode ter fábrica de alta tecnologia no Estado
Goiás pode receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na linha Eixo Anhanguera. Isso, porque, segundo o governo, a empresa chinesa, com atuação em mais de 50 países, Build Your Dreams (BYD), quer não só inserir o VLT em Goiás, mas também investir no Estado. Nesta quinta-feira, 21, o governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve em São Paulo, na 25ª Edição da Intermodal South America 2019, onde conheceu a atuação da multinacional especialista em alta tecnologia de energia limpa.
A nova tecnologia de monotrilho apresentada ao governador, inclusive, já é implantada em Salvador (BA), segundo gestor estadual, que quer dar maior agilidade ao transporte da Capital. Caiado visitou o estande da BYD, ao lado do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais, e do presidente da Adial-GO, Otávio Lage Filho. “Além de buscar o menor preço, ao mesmo tempo buscamos qualidade e respeito ao meio ambiente”, afirmou o líder do Executivo estadual, ao reforçar que a chinesa também pode somar mais conhecimento acerca de energia limpa à Goiás.
Alexandre Liu, diretor de negócios da BYD Auto, defendeu o sistema de monotrilhos. “Estamos ansiosos para participar do projeto de Goiânia, com tecnologia mais moderna de reconhecimento facial, sistema superecológico que vai evitar o trânsito e fazer o usuário ter internet de alta velocidade com intervalo de parada mais curto. Vai ser uma ótima solução para cidade, além de economizar vias, vão liberar duas vias, no caso para veículos ou até um parque dependendo do que for melhor para a população”, descreveu.
Mais investimentos
Segundo Wilder, além da oportunidade da visita ao estande da BYD, a empresa poderá vir à Goiás para conhecer as potencialidades do Estado. “Não só implantar o Eixo Anhanguera, mas também ter uma fábrica de alta tecnologia no Estado”, disse e lembrou que a multinacional é uma das maiores empresas de caminhões elétricos e baterias do mundo.
Fonte: Jornal Opção