Condições do Serra Dourada colocam dúvida sobre abertura do Goianão; veja fotos

20:15 0 Comments A+ a-



Administração busca laudos de liberação do estádio, que tem falhas no gramado, bomba de drenagem queimada e sistema de aquecimento nos vestiários danificado

A dez dias do jogo de abertura do Campeonato Goiano, há dúvidas sobre o local do confronto entre Vila Nova e Aparecidense, no dia 19. A partida está prevista para o Serra Dourada, mas as condições do estádio (veja galeria de fotos ao fim da reportagem) podem inviabilizar o evento no local. Assim, cogita-se a transferência do duelo para o Olímpico.

Apesar das falhas no gramado e o visível descaso à beira do campo, como nos bancos de reservas, em que muitas cadeiras têm o estofado rasgado e faltam alguns assentos, passando até pelo paisagismo desgastado pela falta de manutenção, o que mais preocupa é a questão estrutural do Serra Dourada.

A administração da praça esportiva está legalmente entregue à Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), mas, na prática, a Superintendência de Esporte é quem gere o local, uma vez que, com a recriação da Secretaria de Esporte, que deve ocorrer no próximo mês, o estádio ficará na pasta.

“Minha maior preocupação diz respeito à estrutura. Fizemos uma vistoria visual e foi pedida a atualização dos alvarás necessários (Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar)”, comentou o superintendente de esportes da Seduce e futuro secretário de Esporte Rafael Rahif.

Segundo Rahif, as vistorias dos órgãos competentes devem ocorrer nesta quarta-feira (9) ou nesta quinta-feira (10) e um parecer sobre a possibilidade de utilização do estádio deve ser dado até segunda-feira. Enquanto isso, a Federação Goiana de Futebol (FGF) aguarda a definição.

A reportagem do POPULAR esteve no Serra Dourada e constatou que o gramado, que não passou por revitalização como de costume, tem falhas em pontos específicos, mas a condição é relativamente boa e permite a realização de jogos. A drenagem pode ser um problema, já que o sistema está com improviso em uma bomba hidráulica.

Na área interna, os vestiários não contam com água quente. O sistema de aquecimento está danificado e não há previsão de correção do problema. Haverá verificação da iluminação para saber o estado das lâmpadas.

Caso o Serra Dourada não fique disponível, o Olímpico pode se tornar uma alternativa, mas há um entrave. Desde segunda-feira, o local passa por revitalização no gramado e pode ser que não haja tempo hábil para a recomposição do campo até o dia 19. A previsão inicial é de que a grama esteja apta para receber jogos no dia 20, com o duelo entre Goiânia e Goiás. Amanhã, haverá definição sobre a possibilidade de antecipar o prazo, o que abriria brecha para que o Olímpico recebesse a estreia de Danilo no Vila Nova.

Além disso, o Olímpico também está em fase de revalidação do laudo da vigilância sanitária - os demais ainda estão válidos. A Universidade Estadual de Goiás, que administra o local, informou que foram feitas limpeza da caixa d’água, troca dos filtros de bebedores e dedetização.










Fotos: Rafael Xavier
Fonte: Jornal O Popular