Recorde de calor em Goiânia, Brasília, Vitória e São Paulo
Recorde de Calor no Centro-Oeste e no Sudeste
O calor bateu recorde nesta segunda-feira em capitais do Sudeste e do Centro-oeste e o Estado do Rio de Janeiro foi o que registrou as mais altas temperaturas no país.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegou aos 40,2°C em Seropédica.
Em Vitória, capital do Espírito Santo, a tarde de 12 de janeiro foi a segunda mais quente do ano até agora com máxima de 34,4°C. O recorde é de 34,5°C em 2 e 3 de janeiro
Confira os recordes de 12 de janeiro de 2015 no Centro-Oeste e no Sudeste
Brasília (DF)
30,9°C – maior temperatura de 2015 (recorde pelo segundo dia consecutivo)
20,2°C – maior temperatura mínima (madrugada mais quente)
Goiânia (GO)
36,1°C – maior temperatura de 2015 (recorde pelo segundo dia consecutivo)
Vitória (ES)
26,0°C – maior temperatura mínima (madrugada mais quente)
São Paulo (SP)
35,4°C – maior temperatura de 2015 (recorde pelo terceiro dia consecutivo)
Seca e calor por mais alguns dias
A nebulosidade e as pancadas de chuva ficaram escassas nos últimos dias, ou até pararam no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em Goiás e no Distrito Federal por causa da forte atuação da alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS) sobre o Brasil. A grande pressão deixa o ar seco e impede que as nuvens crescem o suficiente para provocar chuva. Em muitas áreas de Minas, do Espírito Santo e principalmente do Rio de Janeiro, o céu tem ficado praticamente sem nuvens.
As frentes frias e o ar polar não conseguem chegar ao Sudeste por causa do bloqueio gerado pela ASAS. Este bloqueio só deve enfraquece na próxima semana. Por enquanto, a chance de chover especialmente sobre Minas Gerais, Espírito Santo e no Rio de Janeiro é muito baixa pelo menos até o domingo que vem. Até lá, o calor será intenso e poderá bater novos recordes
RJ o estado mais quente
Das 10 maiores temperaturas medidas pela rede de estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia em 12 de janeiro, 5 eram no Estado do Rio de Janeiro. Na cidade do Rio, a tarde de 12 de janeiro foi a terceira mais quente do ano, pelo menos até a medição da temperatura das 16 horas. A temperatura máxima foi de 39,9°C.Mas fez 40,0°C, mas no Campo dos Afonsos, na zona oeste carioca e na região do aeroporto Santos Dumont, a sensação térmica ao meio-dia era de 46°C, com temperatura real do ar de 36°C.
Confira as mais altas temperaturas no Centro-Oeste, Sudeste e Sul em 12 de janeiro, segundo o Inmet.
Fonte: Clima Tempo