Com 51 destinos turísticos, Goiás investe na infraestrutura e promoção de atrações
O Mapa da Regionalização do Turismo de Goiás está dividido em dez regiões, que abrangem 51 destinos turísticos reconhecidos pelo Ministério do Turismo (MTur). A validação da nova categorização do mapa permite aos municípios prioritários a possibilidade de captação de recursos federais e inserção em ações do MTur. Nos últimos anos, foram aplicados mais de R$ 26 milhões de recursos estaduais em obras de infraestrutura turística em Goiás. Somente em 2014, foram mais de R$ 25 milhões investidos pela Goiás Turismo em promoção turística, produção de materiais, realização de eventos, divulgação e participação em feiras e congressos. Além disso, foram captados recursos por meio de emendas parlamentares de deputados federais e senadores, Ministério do Turismo e Embratur.
As atividades ligadas ao turismo são crescentes em demanda, gerando renda, emprego e cidadania. Os empresários do setor, em sua maioria, são de pequeno e médio porte. Para que a empregabilidade continue em alta, a Goiás Turismo desenvolveu durante 2014 parcerias com entidades como Sebrae, Senac e UEG, trabalhando a qualificação e melhorias setoriais, em treinamentos e capacitação, além de desenvolvimento de produtos. O ano está sendo fechado com resultados positivos, elevando a projeção do Estado de Goiás graças à sua principal característica: a diversidade.
Dados e Pesquisas Turísticas
O Plano Estadual do Turismo estabeleceu como ações prioritárias a gestão e o monitoramento das estatísticas do setor, com o objetivo de desenvolver um sistema permanente de coleta, organização, análise e disseminação de dados turísticos. Com foco nas diretrizes do plano estadual, o Governo de Goiás firmou um convênio para viabilizar as pesquisas e desenvolver estudos nas cidades turísticas. Todos os estudos são publicados no site Observatório do Turismo e estão disponíveis para download.
Feiras e Congressos
A Goiás Turismo participou de feiras e congressos do setor para divulgar as potencialidades turísticas do Estado; divulgar informações setoriais e de desenvolvimento; criar networking; e promover intercâmbio com agentes comerciais/operadoras. Em 2014, a agência participou do 2º Congresso da Associação Goiana dos Municípios, 34º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, 26º Centro Oeste Tur, 18ª Feira Avirrp, 42ª Abav – Expo Internacional de Turismo e 26ª Festuris – Gramado.
Eventos
Circuito Celebrar_post_trindadeCircuito Celebrar
Realizado em parceria com municípios, o Circuito Celebrar tem como objetivo promover o fluxo turístico através de shows musicais, com artistas cristãos. Em 2014, o evento ocorreu em Caldas Novas, Trindade, Aparecida de Goiânia, Corumbá e Nova Crixás. O público total do evento foi de 108 mil pessoas.
Aruanã EmCanto
Realizado pela Goiás Turismo em parceria com a Prefeitura de Aruanã, o evento musical Aruanã EmCanto abriu espaço para novos talentos com a realização de concurso via internet Minha Arte EmCanto, no qual foram selecionados três artistas regionais nas categorias MPB, sertanejo e rock, totalizando 102 mil votos do público. A abertura oficial do festival foi feita pela Orquestra Jovem de Goiás e os finalistas do concurso abriram os shows dos artistas nacionais de diferentes estilos mencionados.
Circuito Gastronômico Goiás
O Circuito Gastronômico Goiás promove a gastronomia local, por meio de ingredientes e vocação dos destinos turísticos. O evento criado em 2014 tem como objetivo a promoção, movimentação da economia, qualificação de empresários e de mão de obra local. Na programação, oficinas com renomados chefs nacionais e locais, além de degustações e feirinha gastronômica com comerciantes locais.
Na cidade de Goiás e Pirenópolis, os eventos foram encerrados com os artistas como Lenine e Vanessa da Mata. Além da realização de eventos nestes municípios e em Caldas Novas, a Goiás Turismo apoiou os festivais de Nova Veneza, São Simão e Goiânia.
Festival Internacional de Dança
A segunda edição do Festival Internacional de Dança de Goiás foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Goiás Turismo, em parceria com o Centro Cultural Oscar Niemeyer e a Dançarte Cia de Dança. Os espetáculos e as mostras competitivas foram gratuitos, sendo solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível, entregues à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O evento, que tem o objetivo de lançar novos talentos e permitir à população o acesso a espetáculos de alto nível, transformou Goiânia no palco mundial de dança com espetáculos, capacitações e mostra competitiva. Reuniu bailarinos de todo o País e professores internacionais, que vieram de Portugal, USA e Uruguai, movimentando a economia local. O evento teve o público total de 18.124 pessoas e o impacto na economia local de R$ 3,7 milhões.
3º Arraiá do Cerrado
O Arraiá do Cerrado realizado em Goiânia é considerado a maior festa junina do Centro-Oeste. Promovido pela Goiás Turismo, em parceria com a Associação Cultural Arraiá Chapéu do Vovô, apresentou, em 2014, grandes atrações do cenário nacional e regional, com shows de Israel & Rodolfo, Gabriel Gava, Cuiabanno Lima, Chico Rey e Paraná, Tonzera, Chico Chagas, Rei do Gado e Fazendeiro, Passarinhos do Cerrado, César & Alessandro, Lucy Alves, Elba Ramalho, Falamansa e Zé Ramalho.
O evento contou com barracas de comidas e bebidas típicas conduzidas pela OVG, oficinas de dança com o bailarino Carlinhos de Jesus e grupos de quadrilha de Goiás e do Distrito Federal, que concorreram a premiações. O público total de 150 mil pessoas.
Obras
Cristalina
Implantação de ciclovia no Bairro Henrique Cortes, com 43% da obra executada, e previsão de entrega para março de 2015.
São Luiz dos Montes Belos
Urbanização da praça do setor rodoviário. A obra foi totalmente concluída e entregue em julho de 2014.
Bela Vista de Goiás
Implantação do parque turístico no município. A obra foi totalmente concluída e entregue em julho e 2014.
Itaberaí
Urbanização da Praça Neco de Faria. A obra está com 80% de seu total executado e tem previsão de entrega para fevereiro de 2015.
Caldas Novas
Execução dos serviços de pavimentação asfáltica e rede de águas pluviais. A obra está com 63% de seu total executado e tem previsão de entrega para março de 2015.
Nova Crixás
Urbanização da praça no setor Santo Antônio e pavimentação no Setor Aeroporto. Obra com 40% de seu total executado, com previsão de entrega para março de 2015.
SeloAções de promoção do turismo goiano
Goiás Lindo Demais
Utilizando cores e elementos que remetem aos atrativos turísticos do Estado, o selo Goiás Lindo Demais, criado em 2014, passou a ilustrar as campanhas da Goiás Turismo, criando uma marca de fácil reconhecimento e de promoção dos destinos.
Sorria, trate o turista bem
Com o objetivo de reforçar a moradores e comerciantes dos destinos turísticos a importância de tratar bem o turista, a Goiás Turismo criou um material educativo e bem objetivo com dicas de atendimento ao turista. O flyer foi entregue a prefeitos e secretários de Turismo, que distribuíram o material em seus municípios.
Guia Goiás
Impresso em espanhol, o guia divulga os destinos indutores Goiânia, Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. O material foi distribuído em eventos da Embratur no Mercosul, em missões do Governo em países de idioma espanhol e para representantes oficiais em visita a Goiás.
Conheça o Coração do Brasil
Material promocional divulgando 12 destinos turísticos de destaque no Estado, distribuído durante o Carnaval nos 50 municípios que tiveram suas festividades apoiadas pelo Governo do Estado. O objetivo foi de incentivar o turista a visitar outros destinos em Goiás.
Revista
A revista Goiás Lindo Demais foi idealizada para divulgar os 51 destinos que compõem o Mapa Turístico de Goiás e lançada em setembro durante a Abav, a maior feira de turismo do País. Com um conteúdo atual e mostrando as atrações e potencialidades turísticas dos municípios, a revista foi distribuída a órgãos governamentais, entidades do turismo em Goiás e no Brasil, embaixadas, ministérios, Embratur, entidades de classe, imprensa, Assembleia Legislativa, secretários de turismo dos 51 destinos, instituições de ensino superior que possuem curso de Turismo e formadores de opinião
Goiás com a bola toda
Foram feitas duas ações visando divulgar o Estado aos turistas que estiveram no Brasil para a Copa do Mundo. A primeira delas foi a participação em um encontro empresarial no Estádio Mané Garrincha, promovido pelo Sebrae Nacional, em Brasília, com agências de viagens e operadoras de Goiás, que apresentaram seus produtos a operadores nacionais e internacionais. A segunda foi a distribuição de material promocional dos destinos turísticos do Estado em inglês, espanhol e francês, em todos os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) de Brasília.
Fonte: Goiás Agora