Corredor preferencial da Avenida 85 começa a valer no sábado
Prefeitura de Goiânia coloca 18 linhas do transporte coletivo na nova conformação prioritária para ônibus
A Prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias Municipais de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) e de Obras (Semob), está concluindo as intervenções na Avenida 85 e em vias do entorno para a implantação da primeira etapa do novo corredor preferencial de ônibus. A partir deste sábado (31), os ônibus das 18 linhas que trafegam pela via e atendem aproximadamente 175 mil pessoas diariamente terão faixa prioritária de circulação, que vão garantir viagens mais rápidas.
Nesta fase do projeto, adequações e mudanças estão sendo realizadas nas ruas dos setores Serrinha, Bueno e Bela Vista, sendo que os novos sentidos das vias também começam a vigorar no sábado.
O novo acesso, no sentido Centro/Serrinha, passou a ser pelas avenidas Mutirão e T-10. Na convergência com as avenidas Mutirão e Ricardo Paranhos, o semáforo de três tempos foi trocado por um de dois tempos, o que diminuirá a duração da parada.
No sentido Serrinha/Centro, entre a Rua 1.122 e Av. Mutirão, foi criado um novo taper (faixa auxiliar para o retorno dos veículos), visando garantir acesso seguro dos ônibus das linhas 010 (Veiga Jardim/Campinas) e 014 (Ateneu/Campinas), que realizam a conversão na Av. Mutirão seguindo para Campinas.
A circulação no sentido avenidas Mutirão/Ricardo Paranhos foi extinta e o novo acesso passou a ser pela Avenida 85/Coronel Joaquim Bastos.
Ao longo da via, os semáforos receberam novas configurações de tempo. A sinalização horizontal foi revitalizada e novas placas de orientação foram instaladas.
Fiscalização
Para concluir a implantação desta etapa do corredor 85, a SMT instalará fotossensores em oito cruzamentos, no trecho que vai da Praça Cívica até a T-13. Os equipamentos estão passando por aferição do Inmetro e também vão ser instalados gradativamente
Eles fiscalizarão a ocupação da faixa exclusiva de ônibus por automóvel, além de fiscalizar excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa. A previsão é de que estejam em pleno funcionamento dentro de 30 dias, já incluído o período educativo de 15 dias.
QUAIS ALTERAÇÕES FORAM EFETIVADAS
– Inversão de sentido das ruas Carlos Chagas e 1.112, de forma que tais vias formarão um binário (ruas em sentidos opostos);
– Implantação de semáforo de dois tempos na Rua T-14 com Avenida S-1, de forma que se forme assim um binário com a Rua T-13;
– Troca de semáforo de três tempos da Avenida S-1 com a Avenida Laudelino Gomes por semáforo de dois tempos;
– Implantação de semáforo de dois tempos na Rua T-4 com Rua Carlos Chagas;
– Mudança no semáforo da Rua Rui Barbosa com Avenida Serrinha, que passará a ser de dois, não mais de três tempos.
– As obras do corredor 85 estão sendo feitas em etapas. Nesta fase, o canteiro central da avenida foi fechado para conversões à esquerda para a Av.136 e para a Rua 137.
Fonte: DM