Norte-americanos e Samsung vão para Anápolis

16:27 0 Comments A+ a-

Anápolis vai receber a primeira fábrica de lâmpadas LED da companhia norte-americana Polybrit, cujos produtos vão contar com a tecnologia de acionamento à distância wireless (sem fio) desenvolvida pela sul-coreana Samsung. Executivos das duas companhias estão reunidos agora com o secretário da Indústria e Comércio, Luiz Medeiros, para tratar da instalação da unidade.

Segundo o presidente da Polybrit, Carl Scianna, Goiás foi escolhido pela logística e localização estratégica, pois os produtos que serão produzidos na fábrica a ser instalada no Estado vão ser distribuídos para toda a América do Sul. O projeto está orçado em US$ 400 milhões. A intenção é que a nova planta seja instalada no Distrito Agroindustrial de Anápolis - Daia em 2010. As conversações com o Governo de Goiás começaram há seis meses.

As lâmpadas LED da Polybrit são utilizadas na iluminação de casas, fábricas, parques e vias públicas, informa o vice-presidente da Polybrit, Anthony Scianna. A companhia norte-americana já tem três fábricas na China (onde forneceu os equipamentos de iluminação para os estádios das Olimpíadas de Pequim), uma na Coreia do Sul e três nos Estados Unidos. Uma nova unidade vai ser lançada na Arábia Saudita e a nona fábrica deve ser construída em Goiás.

A delegação de executivos da Polybrit e da Samsung estava acompanhada do porta-voz da Casa Branca, Denny Harthert. Segundo ele, os Estados Unidos têm procurado grandes parceiros para o desenvolvimento de tecnologias ecoeficientes. O Brasil é um grande mercado e Goiás um local estratégico para a distribuição desses produtos para os países da América do Sul. As lâmpadas LED são 50% mais econômicas e duram cinco vezes mais que as lâmpadas fluorescentes.

Fonte: Goiás Agora