Goiás busca participação na EXPO XANGAI 2010

23:14 0 Comments A+ a-

Durante encontro realizado na Casa da Indústria, na quinta-feira (dia 03/12), lideranças empresariais, do trade turístico, e autoridades do governo estadual e governos municipais, resolveram formar um grupo de trabalho com o objetivo de alavancar a participação goiana na EXPO XANGAI 2010. Através de aclamação, o secretário de Turismo de Goiânia, Euler Morais, foi indicado para coordenar as atividades de trabalho. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e do Fórum Empresarial de Goiás, Paulo Afonso Ferreira e o presidente da ACIEG, Pedro Bittar, consideraram a oportunidade de participação oferecida pelo Governo Federal como prioritária à promoção internacional de Goiânia e de Goiás. A EXPO XANGAI 2010 é um megaevento quinquenal em que a participação brasileira está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) - ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A APEX está apoiando a presença brasileira em Xangai, na China, através de uma campanha chamada “Cidades Pulsantes”, que contempla as 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e o Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016. Além dessas, as cidades brasileiras consideradas pelo Ministério do Turismo como destinos indutores do turismo, Goiânia, Caldas Novas, Pirenópolis e Alto Paraíso têm a possibilidade de participar da EXPO XANGAI, figurando ao lado de Brasília-DF, na segunda quinzena de maio.

As representantes da APEX, Nicole Facuri e Maria Helena Almeida, explicaram sobre a importância da EXPO XANGAI e como foi planejada a participação brasileira em um pavilhão especialmente arquitetado para funcionar durante os seis meses do evento. Durante a EXPO XANGAI 2010, o Brasil realizará atividades de posicionamento de imagem-país, de promoção de comércio, de atração de investimentos, de destinos turísticos, de divulgação das inovações tecnológicas e da competitividade do país, de discussões técnico-científicas, de divulgação de melhores práticas de política pública voltadas aos temas da exposição e uma forte agenda cultural.

O pavilhão apresentará cidades que passam por transformações em buscam de soluções urbanas com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao bem estar dos cidadãos. São cidades que se transformam pela ação coordenada de governos, entidades da sociedade civil, setor produtivo e de seus habitantes por meio de projetos criativos e inovadores. “A localização do pavilhão brasileiro, à frente do norte americano, denota a importância que os organizadores do evento estão dando à participação brasileira”, observa Euler Morais.

SOBRE A EXPO XANGAI

A Expo Xangai 2010 é uma exposição organizada pelo Bureau International des Expositions (B.I.E.), no período de 1º de maio a 31 de outubro de 2010. Ela já conta 191 países inscritos e 48 organizações internacionais e tem o objetivo de aprofundamento das relações econômico-comerciais, dos laços de amizade entre os países, do intercâmbio cultural, da promoção do desenvolvimento e da troca de novas tecnologias. Trata-se de uma Feira de Nações, realizada a cada cinco anos, que apresenta os avanços do conhecimento em temas econômicos, comerciais, políticos, culturais, sociais e tecnológicos. Localizado em uma área de 5,28 km2, a organização do evento prevê 70 milhões de visitantes no período.