Primeiro parque tecnológico de Goiás sai do papel

11:17 0 Comments A+ a-




O governador Alcides Rodrigues (PP) anunciou hoje, às 8h30, a liberação de recursos para a construção do primeiro parque tecnológico de Goiás, na área da antiga Emater, no Campus 2 da UFG em Goiânia. Na primeira etapa, serão investidos R$ 25 milhões na construção do prédio central, que abrigará um núcleo administrativo e outros dois laboratórios, que vão auxiliar empresas de áreas consideradas vitais para economia do Estado: os biocombustíveis e a farmacologia.

Ao todo, o parque tem 135 mil metros quadrados. Na segunda etapa do projeto, o governo vai buscar empresas desses dois ramos para se instalar no local. O secretário estadual de Ciência e Tecnologia diz que há muitos argumentos para convencer empreendedores a se instalarem no Estado, como, por exemplo, a proximidade com Brasília e a divulgação de uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que apontou Goiás, Pernambuco e Amazonas como as três unidades da federação mais aptas a re-ceber centros de tecnologia.

Na etapa seguinte, o governo vai buscar empresas de outras bases tecnológicas, além de fármacos e biocombustíveis. O secretário diz que o governo projetou o parque para receber indústrias de todos os ramos possíveis. “O nosso futuro passa pelo investimento em tecnologia, assim como o sucesso da economia dos Estados Unidos e dos países mais desenvolvidos do mundo. O governador Alcides Rodrigues já percebeu isso”, disse.

O prédio que vai abrigar os laboratórios tem um diferencial. Ele será construído dentro dos conceitos da arquitetura sustentável de baixo impacto. Funcionará da seguinte forma: a água que circula será toda reaproveitada e captada da chuva. A engenharia vai respeitar a circulação de ar da região e, durante o dia, a iluminação usada será a natural. À noite, energia solar armazenada Tera um teto verde. O prédio sede, que vai custar cerca de R$ 4 milhões, será o primeiro edifício público com arquitetura baseada nos conceitos do ecodesenvolvimento.

Segundo o governador Alcides Rodrigues, o lançamento do Centro Tecnológico representa um momento importante para Goiás e para o País. “A população vai contar com um espaço destinado ao estudo e aplicação da mais alta tecnologia em seus vários ramos de atuação. Para isso, o Estado não medirá esforços para que o Centro inicie suas atividades nos próximos meses” , concluiu Alcides.

Diario da manhã e Goiás Agora