Barbosa e Euler Morais garantem obra no Serra Dourada
As melhorias na infraestrutura em Goiânia prosseguirão, independentemente da Capital não sediar os jogos da Copa do Mundo 2014. Foi o que garantiu o secretário de Turismo, Euler Morais, após o anúncio da Fifa. São elas: a conclusão do Centro de Excelência e do Estádio Olímpico, a discussão da Parceria Público-Privada (PPP) que viabilizará a reforma do Estádio Serra Dourada e a reforma do anel viário. O Aeroporto Santa Genoveva, considerado o ponto fraco da candidatura, já possui calendário definido para as obras, com previsão de término em 2012. O secretário trabalha com a possibilidade de, em uma eventualidade, Goiânia receber o posto de alguma cidade que não atenda às exigências da FIFA. “Maceió foi eliminada da disputa por não ter entregue, em tempo hábil, o projeto do novo estádio. Se alguma cidade não cumprir, poderemos até ser incluídos”, destaca. O presidente da Agetur e do Comitê Executivo da Copa Goiânia 2014, Barbosa Neto, destaca que a maior vitória da candidatura goiana foram os avanços nos projetos estruturais.
“Vamos sugerir para que mantenham uma comissão permanente na conclusão dos projetos. Assim, não precisaremos esperar momentos como esse para concretizarmos os objetivos.” (F.R.)
Iris cobra explicações da CBF
O prefeito Íris Rezende, em nota divulgada à imprensa, cobrou da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma explicação sobre a exclusão da cidade. Íris Rezende e o governador Alcides Rodrigues não estiveram presentes na sede do comitê para aguardar o resultado. “Tenho amplo respeito pelas 12 capitais escolhidas pela FIFA, mas não há a menor dúvida de que a capital dos goianos foi injustiçada diante de critérios que se revelaram frágeis, confrontando aspectos técnicos e políticos”, diz. (T.C.) Estes parâmetros seriam o potencial do futebol estadual (Goiás ocupa a 8ª colocação no ranking da CBF), a infraestrutura para receber os turistas e o clima adequado para os jogos no meio do ano. Com estes critérios, Goiânia estaria na lista. “O governo do Estado e a prefeitura atenderam a todas as solicitações da FIFA e não mediram esforços para que a Capital fosse escolhida. (FR)
Fontes: Diário da Manhã