CMTC abre cartas de licitação de reconstrução de terminal
Companhia aguarda que processo seja liquidado dentro do prazo de 20 dias e reforma do Bandeiras tenha início. 31 empresas enviaram documentos
As obras de reconstrução do Terminal Bandeiras devem começar dentro de 20 dias. Para que a data seja cumprida, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) aguarda que o processo licitatório seja liquidado dentro deste prazo, com realização de avaliações técnica e de preço. Na manhã de hoje, o órgão fará abertura dos envelopes contendo documentação apresentada pelas 31 empresas interessadas em participar do certame. A previsão é de que as construtoras habilitadas para concorrência pública sejam conhecidas até sexta-feira (26).
“Assim que a empresa vencedora for contratada e o processo homologado no Diário Oficial, começamos as obras imediatamente. Mas se alguma empresa derrotada recorrer, teremos de adiar o começo dos trabalhos”, disse o presidente da CMTC, Marcos Massad. Durante as intervenções, os usuários serão atendidos em estrutura provisória que será construída ao lado das instalações atuais.
O Terminal Bandeiras será totalmente demolido e reconstruído. A estrutura física será alongada sobre terreno contíguo, desapropriado para atender necessidades da obra. O engenheiro de Trânsito da CMTC, Benjamim Kennedy Machado, disse que as novas instalações serão de acordo com projeto funcional e operacional utilizado no Terminal Cruzeiro, que foi reformado e entregue à população em 11 de maio.
A estação terá quatro plataformas e será equipada com câmeras de vídeo interligadas ao circuito interno de TV e à Central de Controle Operacional (CCO). Informações poderão ser obtidas em balcão de atendimento ou por meio de sistema de áudio. No lado externo será construído bicicletário e de dentro será implantado serviço de embarque solidário, com prioridade para idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e gestantes.
As obras estão orçadas em R$ 7 milhões, provenientes de recursos das quatro empresas vencedoras da concorrência pública do transporte coletivo da região metropolitana da Capital: Rápido Araguaia, HP, Reunidas e Cootego. O edital de licitação estabelece repasse no valor de R$ 45,6 milhões para a CMTC realizar melhorias no sistema.
GARAVELO
O início da reforma do Terminal Garavelo aguarda acerto de valores das indenizações que devem ser pagas a proprietários de cinco áreas comerciais ao lado da estação. As obras estão orçadas em R$ 3 milhões. As novas instalações também serão no padrão funcional e operacional do Terminal Cruzeiro, assim como a administração do espaço, que será entregue às quatro empresas concessionárias do transporte coletivo. A CMTC trabalha para entregar as estações Garavelo e Bandeiras no aniversário de Goiânia, em 24 de outubro.
Cartão Integração
A partir de julho, cada ponto de ônibus da região metropolitana de Goiânia passará a funcionar como um miniterminal. A mudança será possível por meio do Cartão Integração, previsto para ser lançado na segunda quinzena do próximo mês. Na manhã de ontem, o presidente da CMTC, Marcos Massad, realizou reunião com equipe técnica para acertar últimos detalhes acerca do benefício.
A integração eletrônica será feita por cartão magnético, com o qual os usuários poderão fazer conexão entre ônibus convencionais em qualquer ponto no prazo de 90 minutos, contados após a primeira validação, sem necessidade de pagar outra tarifa. Esta possibilidade já existe para os passageiros do Citybus.
Massad informou ao DM que o programa de computador responsável pela cronometragem do tempo de viagem já foi testado pela CMTC. O software está em fase de instalação nos ônibus e será conectado à Central de Controle Operacional (CCO). Os cartões estão em processo de confecção. Para obtê-los, os usuários deverão fazer cadastro gratuito pela internet.
Os cartões Integração serão entregues em casa e funcionarão como pré-pagos. Os postos de recarga do passe estudantil também servirão para colocar créditos. Com o novo modelo de conexão, o passageiro poderá pegar dois ônibus pelo preço de um. Também não terá mais necessidade de passar por terminais para novo embarque, livre do pagamento de mais uma tarifa.