Fundação pede autorização para abrir Faculdade da Polícia Militar - FPM
O processo para obter a autorização foi iniciado há cerca de um mês seguindo a orientação de uma consultoria especializada. Os protocolos tramitam no MEC e há previsão de inspeção no final do semestre.
O perfil da FPM indica que ela deverá ser a primeira instituição do gênero no Brasil, privada, mas de âmbito estadual e para militares e civis, se inspirando na qualidade do ensino e na disciplina existentes em instituições militares federais como Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e o Instituto Militar de Engenharia - IME, assim como nos Colégios Militares de Goiás.
A Fundação Tiradentes, pessoa jurídica responsável pela FPM, é uma consolidada organização do Terceiro Setor, segmento social que pratica ações filantrópicas. Nasceu em 15 de julho de 2003 e tem suas atividades acompanhadas por um conselho, passando por órgão do Ministério Público que aprova suas contas anualmente.
Cursos – A solicitação encaminhada ao MEC prevê autorização para que a FPM inicie oferecendo os cursos de Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem e Gestão em Segurança Pública. A meta da instituição, contudo, é oferecer vários outros cursos gradativamente, entre eles graduações, extensões, pós-graduações, mestrados e doutorados.
A Fundação Tiradentes é a mantenedora do Hospital do Policial Militar - HPM que será disponibilizado como hospital-escola. Esse detalhe importante foi enfatizado pelo comandante-geral ao anunciar a intenção da fundação de implantar também um curso de Medicina. A meta é para que esta graduação seja oferecida até 2019. O HPM vai abrigar no mínimo cinco laboratórios, além do já existente na unidade.
Troca de comando
Na solenidade de Passagem dos Comandos Regionais da Polícia Militar do Estado de Goiás - CRPM-GO, também estavam o Subcomandante Geral da Polícia Militar, Coronel Juraí Alves de Sousa e o Chefe do Estado-Maior, Coronel Victor Dragalzew Júnior.
Assumiram comandos:
Coronel Alexandre Teixeira Cândido: comando do 4º CRPM-GO, localizado na Cidade de Goiás
Coronel Juverson Augusto de Oliveira: Corregedoria da PMGO
Coronel Walter Azeredo Veríssimo: 7º CRPM-GO localizado em Iporá
Coronel Vitor Hugo Benevides de Sousa: 5º CRPM-GO, em Luziânia
Coronel Mauro Sales de Araújo: permanece no 2ª CRPM-GO, localizado em Aparecida de Goiânia
Marília Assunção
Coordenadora de Comunicação
Fonte: Fundação Tiradentes