Prefeitura Reforça Ações da Coleta Seletiva
Fiscais do programa Goiânia Coleta Seletiva, acompanham de perto o trabalho realizado, fiscalizando a qualidade do serviço prestado e orientando a população
Para maximizar os resultados da Coleta Seletiva na capital, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), disponibiliza equipes de atendimento ao público. Fiscais do programa Goiânia Coleta Seletiva, acompanham de perto o trabalho realizado, fiscalizando a qualidade do serviço prestado e orientando a população.
Cada equipe é composta por quatro funcionários da Companhia previamente capacitados para realizar a função. O novo serviço já tem foco na nova Política Nacional de Resíduos Sólidos que deve orientar cada setor da sociedade de suas responsabilidades.
Lei Resíduos Sólidos
A lei altera a maneira como é tratado o lixo no País, atribui e define a obrigação de cada esfera do governo e da sociedade no destino dos resíduos. A sociedade terá que colaborar na separação do lixo orgânico dos resíduos aptos para reciclagem e as empresas ficam responsáveis pelo recolhimento de materiais recicláveis oriundos de produtos como pneus, latas, garrafas, embalagens de agrotóxicos entre outros.
O poder público estabelecerá o plano de ação para reciclagem de materiais, recebendo do governo federal as verbas para a realização do projeto. A Lei proíbe ainda a presença de catadores de lixo e da criação de animais nos aterros sanitários onde os resíduos serão armazenados.
Coleta Seletiva
O decreto que criou o programa Goiânia Coleta Seletiva foi assinado no dia 02 de abril de 2008. A Comurg é responsável pela coleta e triagem dos resíduos destinados às oito cooperativas de catadores que estão em atividade na Capital.
Os resultados alcançados mostram que a população está aderindo a ideia da reciclagem. Desde o início do trabalho, o número de resíduos recicláveis arrecadados já ultrapassou 100% a marca inicial. No mês de julho, foram recolhidas mais de 1,5 mil toneladas de material reciclável. A prefeitura reforça as ações de fiscalização e orientação à população para atingir a meta estabelecida de 2,5 mil toneladas por mês.
Reportagem: Mélany Bessa