Lançado o Esperado Instituto Cidade

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A solenidade contou também com o anúncio do Fórum de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Goiânia, a assinatura do Manifesto pela Melhoria da Mobilidade Urbana e foi encerrada com um coquetel.

No final da tarde de ontem, 21, o Prefeito Paulo Garcia esteve na sede do Sindicato da Industria e da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon) ao lado de representantes de entidades de classe, da sociedade civil e de empresários do ramo viário de Goiânia anunciando o Fórum de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Goiânia e principalmente lançando o Instituto Cidade. Na abertura aconteceu a palestra “Mobilidade Urbana e os Sistemas da BRT” (Bus Rapid Transport, que significa ônibus de transporte rápido) sobre sistemas de transporte rápido de massas, ministrada pelo presidente da empresa Logit, Wagner Colombini Martins. Na ocasião também foi realizada a leitura e assinatura do Manifesto pela Melhoria da Mobilidade Urbana e em seguida, os presentes foram convidados para um coquetel.

Ilésio Inácio, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e, na ocasião, representante do Sinduscon, fez o primeiro pronunciamento. Saudando o apoio de todos, Ilésio cumprimentou com especial atenção o prefeito Paulo Garcia e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Teles. “Homens como eles e Edward Madureira, reitor da UFG (Universidade Federal de Goiás) têm feito diferencial na gestão da coisa pública, modernizando entidades e sua relação com a comunidade. Mesmo nas de passado histórico completamente controverso”, parabeniza o orador.

Em seguida, explicou que o Instituto Cidade é uma entidade civil sem fins lucrativos e sem finalidade politica ou religiosa, criado com a missão de contribuir pra melhoria contínua da qualidade de vida da Região Metropolitana de Goiânia. Trata-se de um espaço neutro de discussão dos municípios de sua área de influência. Um fórum permanente de discussões que constitua um plano sem interferências externas, de qualquer natureza, principalmente políticas e por isso os intensos desafios”, alerta.

Segundo Ilésio, impõe-se um debate intenso sobre as políticas de mobilidade urbana, de característica permanente, que articule e integre a malha viária para toda a Grande Goiânia. O Instituto Cidade é exatamente isso: o estudo contínuo do ambiente urbano pelas partes articuladoras do processo de urbanização em conjunto com governo e sociedade civil organizada, buscando sempre o desenvolvimento sustentável e aprimoramento da qualidade de vida do cidadão goianiense.

O palestrante Wagner Colombini apresentou as soluções mais cabíveis para a situação viária da capital. Wagner demonstrou o sistema BRT por meio de imagens de cidades de todo o mundo como Paris, Brisbane, Johannesburgo, que revolucionaram a máquina de transporte público por meio da BRT da Logit.

Segundo Wagner, um dos maiores problemas encontrados pelo transporte coletivo no Brasil é a falta de garantia de sua mobilidade. “O transporte individual ocupa muito mais espaço nas ruas, e sempre anda com a capacidade de lotação bem abaixo do limite”, pondera. “O sistema BRT foi criado na América do Sul e oferece alternativas de transporte coletivo rápido e de qualidade. Consiste na reserva de faixas preferenciais exclusivas com segregação física que garante fluidez e velocidade superior a 20Km/h para o transporte público. Reduz tempos de viagem e custos operacionais, podendo ser até 20% menos onerosa que a implantação de linhas de metrô e com tempo de adaptação da população sensivelmente superior”, calcula.

As principais características do BRT, de acordo com Wagner, são o maior número de faixas para os transportes de massa em detrimento dos veículos individuais, o que é justo levando-se em conta a quantidade de passageiros, e a construção de corredores de embarque que serão plataformas elevadas a 90 cm, de maneira que se alinhe com o veículo de transporte. Essas adaptações tornam o BRT um método mais rápido, eficiente no atendimento ao usuário e democrático, já que permite o fácil acesso de portadores de necessidades especiais, segundo informações do palestrante.

De acordo a palestra, também faz parte do complexo, um Centro de Controle Operacional que monitore por GPS o funcionamento e a eficácia das rotas disponíveis. “Goiânia é uma das únicas cidades brasileiras já equipada com um tecnológico Centro de Monitoramento das Linhas de Ônibus, o que poupará investimentos do governo, que poderá buscar parceiros no setor privado para buscar resoluções possíveis. Além disso, o serviço pode ser estendido à população, se na implantação dos BRTs, os terminais sejam dotados de informações atualizadas constantemente sobre as linhas alimentadoras, quantidade de carros e horários”, explica.

Columbini ainda esclareceu que no caso de implantação, há um entroncamento principal que fará a ligação entre os principais pontos da região, onde os corredores de BRT favorecerão a exploração imobiliária, valorizando a região envolvida, trazendo mais investimentos comerciais, e consequentemente, maior arrecadação para os cofres da prefeitura. “Os espaços dedicados aos terminais devem ser bonitos e agradáveis, tanto pra melhorar a qualidade de vida do usuário, que passa tanto tempo dentro dos ônibus, quanto para vencer a resistência que as classes financeiramente favorecidas têm frente ao transporte coletivo”, completa.

O prefeito Paulo Garcia encerrou a solenidade parabenizando o palestrante e agradecendo o apoio e presença de todos. “Acredito que há um consenso sobre as alternativas mais viáveis para a articulação da malha viária goiana. O que resta agora é muito trabalho para realizar e parcerias para angariar”, termina o entusiasmado prefeito.

Confira quais foram as entidades que assinaram o Manifesto pela Melhoria da Mobilidade Urbana:

- Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg)
- Associação de Dirigentes de Empresas dos Mercado Imobiliário (Ademi)
- Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
- Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomercio)
- Fórum da Mobilidade Urbana
- Instituto Cidade
- Sindicato das Empresas de Transporte do Estado de Goiás (Setransp)
- Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de Goiás (Sindittransporte)
- Sindicato da Industria e da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon)

Reportagem: Rafaela Toledo
Fonte: Prefeitura de Goiânia
Foto de: Domingos Elias