Goiás tem a 2° Maior alta de área Plantada com Cana

13:38 0 Comments A+ a-


Área cultivada com cana-de-açúcar na atual safra, em Goiás, registra crescimento de 27%, na comparação com a de 2009, segundo a conab

Sônia Ferreira

A lavoura de cana-de-açúcar continua em expansão no Brasil, com incremento de 10,2% na comparação com 2009, com destaque para Goiás, que registrou o segundo maior crescimento de área plantada no País, com alta de 27%, atrás apenas do Mato Grosso do Sul (51,4%).

Nesta safra, a área colhida destinada à atividade sucroalcooleira é estimada em 8.167,5 mil hectares. Desse total, Goiás tem 7,34% com 599,31 mil hectares, sendo o quarto no ranking nacional, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, conforme resultado do segundo levantamento da safra, divulgado ontem pela Conab.

No País, a previsão da safra de cana-de-açúcar que está sendo moída pela indústria sucroalcooleira, este ano, é de 651,51 milhões de toneladas. Se confirmada, haverá aumento de 7,8% na produção total em relação ao ciclo 2009/10, mantendo, ainda, o recorde nacional. Em Goiás, deverão ser processadas 51,22 milhões de toneladas de cana, o que representa um aumento de 27,8% na comparação com a safra passada, índice quase quatro vezes maior do que o da média nacional.

A elevação da área plantada e da produção se deve, além da entrada em operação de novas usinas em alguns estados do Centro-Sul, ao bom regime de chuvas no ano passado que, por outro lado, prejudicou a colheita anterior. Este ano, entraram em operação mais dez usinas, das quais duas em Goiás.
As outras estão no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo (2) e Minas Gerais (3).

Segundo o presidente do Sindicato de Fabricação de Açúcar e Etanol em Goiás, André Rocha, os dados da Conab não constituíram surpresa e estão dentro das expectativas das indústrias do setor. Contudo, ele mostra-se preocupado com as atuais condições climáticas, de calor intenso e tempo seco, que estão afetando a produtividade das lavouras que estão sendo colhidas e o desenvolvimento das que foram plantadas neste ano. "Por causa disso, tememos que poderá haver atraso na moagem da próxima safra", estima.

Mais etanol

De acordo com o levantamento da Conab, no mês passado, a colheita da cana-de-açúcar, ainda em fase intermediária, atingiu 60% da maior parte dos canaviais. Do total de cana a ser esmagada, 54,9% (357,5 milhões toneladas) são destinadas à produção de 28,4 bilhões de litros de etanol. Os 45,1 % (294 mil toneladas) restantes vão para a produção de 38,1 milhões toneladas de açúcar.


Em Goiás, das 51,22 milhões de toneladas de cana a serem moídas nesta safra, a maior parte ( 69,24%, o correspondente a 35,47 milhões de toneladas) será destinada à produção de etanol, que garantirá 2,81 milhões de litros do combustível verde, ou 27,91% a mais do que na safra passada.

Os outros 30,76% (15,75 milhões de toneladas) serão para a produção de açúcar, sendo estimadas 2,02 mil toneladas. Esse total representa um crescimento de 45,54% na comparação com a colheita passada.

A estiagem nas áreas produtivas da Região Centro-Sul desde abril vem prejudicando o desenvolvimento da cana a ser colhida na próxima safra e afetando a produção e a produtividade das lavouras que estão sendo colhidas. O levantamento da Conab mostra que, na comparação com os dados de abril, houve redução de 2% na produção. A produtividade média também caiu 2,8% sobre a pesquisa anterior.

De acordo com os técnicos da Conab, a situação se agrava ainda mais, pois o prognóstico climático para os próximos três meses (setembro a novembro) é de chuvas abaixo na média histórica no Centro-Sul do País por causa do estabelecimento do fenômeno La Niña, o que certamente prejudicará parte da safra 2010/11.

Fonte: O Popular