Pela primeira vez em Goiânia o Porsche GT3 Cup Challenge

12:44 0 Comments A+ a-


Corridas da Porsche têm 25 minutos mais uma volta de duração

O Autódromo de Goiânia vai receber amanhã e no sábado o principal evento de Gran Turismo do Brasil há uma década. Pela primeira vez em sua história, a Porsche GT3 Cup Challenge realiza uma etapa na capital goiana, no mesmo dia e local do prólogo e largada promocional do Rally dos Sertões.  As corridas da Porsche têm 25 minutos mais uma volta de duração.

O sábado de corridas terá quatro provas, duas válidas pela Porsche GT3 Cup e duas da Porsche GT3 Challenge. As duas séries competem com o icônico Porsche 911 GT3 Cup, o carro de corrida mais vendido no mundo. Na categoria Cup é utilizada a mais recente geração dos bólidos, chamada “991”, enquanto a Challenge corre com a versão “997 - II”. As principais diferenças são na potência dos propulsores (460 HP na Cup e 450 na Challenge) e o sistema de transmissão (câmbio por paddle shift na Cup e sequencial na Challenge).

Todos os carros são idênticos e preparados pela mesma equipe de mecânicos e engenheiros, o que faz da Porsche GT3 Cup Challenge um evento único no automobilismo brasileiro, onde todos os pilotos são companheiros de equipe.

A sinergia com o Rally dos Sertões não é inédita para a categoria, que ao longo de sua década de competições já compartilhou autódromos com eventos como Fórmula 1 (preliminar do GP Brasil há dez anos), Mundial de Endurance (preliminar das 6 Horas de São Paulo nas três edições da prova) e Stock Car.

Coqueluche do cenário nacional do esporte a motor após recente reforma que o credenciou como um dos principais autódromos do país, o traçado de Goiânia será o 12º palco na história da categoria e agora entra numa lista que inclui pistas de provas internacionais como Interlagos, Barcelona, Estoril e Algarve.

A quinta etapa da temporada promete muita emoção, com os dois campeonatos afunilando. Na categoria Cup, foram sete vencedores em oito corridas em 2015. Mas os quatro bicampeões despontam, todos com mais de cem pontos no campeonato. O destaque é Constantino Jr., campeão no ano passado e atual líder. A seguir vem o ex-F-1 Ricardo Rosset, seguido de Miguel Paludo (que tem no currículo mais de 50 provas na Nascar) e Ricardo Baptista.

Na Challenge os três primeiros colocados estão separados por apenas dois pontos. Elias Azevedo lidera, à frente do atual campeão Fabio Alves e do jovem JP Mauro.

Fonte: Jornal O Hoje