Obras do Parque Municipal Buritis Sebastião Júlio Aguiar devem começar ainda neste período de seca
Em novo momento de urbanização, o Parque Oeste Industrial ganhará um parque com 102.914,13 metros quadrados. Nesta quinta-feira, 25 de junho, foi lançada a pedra fundamental da obra pelo presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Nelcivone de Melo, juntamente com os representantes das incorporadoras CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo e Incorporação, Moacyr Moreira, Patrícia Garrote, Alair Lopes e Paulo Roberto da Costa, respectivamente. Líderes comunitários, vereadores e a comunidade prestigiou o momento.
Batizado como Parque Municipal Buritis Sebastião Júlio Aguiar, a benefeitoria é fruto de uma parceria público-privada em que o grupo incorporador entrará com os insumos enquanto a prefeitura com a execução da obra. A expectativa é que ele seja inaugurado em 2016, pois são necessários dois períodos de seca para que seja concluído. “Vamos desatar todos os nós burocráticos para dar celeridade ao processo”, disse o presidente da Amma durante a solenidade.
A parceria com a iniciativa privada surgiu em razão do complexo residencial que o grupo empreendedor está desenvolvendo no bairro, o Eldorado Parque, com 25 residenciais. O parque foi uma solução para uma antiga ação civil pública do Ministério Público contra a Prefeitura para recompor e preservar a área de reserva, com cerca de 33 mil metros quadrados, que constava na no projeto de aprovação do loteamento, no ano de 1957.
“Ao começarmos a empreender nosso projeto na região, avaliamos juntamente com a Amma que a implantação do parque seria mais eficiente porque, além de resolver a questão da ação civil pública apenas com a recomposição florística, iríamos criar um espaço de interação com a comunidade. A população, ao contar com esta benfeitoria, será a verdadeira guardiã do lugar”, disse o empresário Paulo Roberto da Costa, representante do grupo empreendedor.
Para o desenvolvimento do parque, foram adicionados mais 70 mil metros quadrados de área ao projeto, totalizando quase 103 mil metros quadrados. O espaço oferecerá pista de caminhada, ciclovia, lago ornamental, estações de ginástica, parques infantis, estacionamento, iluminação em LED, acessibilidade e recomposição florística serão contemplados. Para prevenir assoreamento do lago, o parque terá caixas de drenagem e de retenção de resíduos sólidos.
O presidente da Amma lembrou da relevância da infraestrutura verde para as cidades, constituída por parques e as árvores que, em sua visão, são tão importantes quanto a infraestrutura cinza, composta de edifícios, asfalto e outros equipamentos. “A natureza nos presta um serviço gratuito, melhorando nosso clima, nos fornecendo sombra e bem estar. E este parque, especificamente, tem uma vereda de buritis encantadora com água, outro item imprescindível para a vida”, comentou.
Ele ressaltou que Goiânia é e continuará sendo a capital verde do Brasil. Segundo o cadastro da Amma, são 33 parques já implantados. “Temos outros 225 áreas verdes e várias podem ser transformadas em parques”, disse. Neste sentido, as parcerias público-privadas são fundamentais considerou o vereador Denício Trindade, durante a solenidade. “Todos sabem da dificuldade de prover recursos por que passam os municípios e estados. Com as parcerias público-privadas, conseguimos promover a urbanização”, validou.
“É uma parceria onde todos ganham. A população passa a contar com o equipamento de lazer, o poder público recebe necessária e a região torna-se mais atrativa do ponto de vista de venda de imóveis”, complementou Paulo Roberto da Costa. A proprietária da área, Anália Ferreira também participou do evento, na companhia de sua filha Neuza Severina Aguiar. O parque leva o nome de seu marido, falecido em 1981.
Além do Parque Municipal Buritis Sebastião Júlio Aguiar, a parceria com as incorporadoras contemplará também as necessidades estruturais do bairro, consideradas obsoletas do ponto de vista ambiental. Com a implantação do parque, o grupo empreendedor irá implantar parte rede de água e esgoto do bairro.
Sobre o grupo empreendedor
CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia, Tropical Urbanismo compõem o grupo empreendedor parceiro da Prefeitura de Goiânia e Ministério Público na implantação do Parque Sebastião Júlio Aguiar. Juntas, as quatro empresas têm 132 anos de história, e já contam com a expertise de terem implantado o primeiro bairro planejado de Goiânia, o Residencial Eldorado, que resultou em grande desenvolvimento para toda a vizinhança. Agora, estão novamente juntas para implantar o complexo residencial Eldorado Parque, no Parque Oeste Industrial.
Fonte: Segs